Mensagens

A mostrar mensagens de Setembro, 2008

«Cidade e Estilos de Vida»

Está decorrer hoje e amanhã no ISCTE (Auditório B203) o seminário internacional de investigação «Cidade e estilos de vida», organizado em colaboração entre o CIES-ISCTE (Lisboa) e o Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ (Rio de Janeiro).
Hoje (à tarde)
14:30 «Graciliano Ramos: cidade e interior brasileiros na
década de 1930», Marisa Schincariol de Mello
«Património e modernidade: Brasília e a sua utopia», Christiane Machado Coêlho
«Um dia como os outros… circulação e sociabilidade no quotidiano de um subúrbio lisboeta»,
João Pedro Nunes
Debate
16:15 Pausa café
16:30 «Em busca das namoradas de fé», Liane Maria Braga da Silveira
«Estilos de vida de pessoas sós», Rosário Mauritti
«O quotidiano dos estudantes do ensino superior numa
perspectiva comparada»
Susana da Cruz Martins
Debate
18:15 Fim do 1º dia
30 de Setembro
10:00 «João do Rio e os espaços público e privado na
belle époque carioca»
Julia O’Donnell
«Olhares fotográficos e estilos de vida», Ana Caetano
Debate
11:15 Pausa café
11:30 «Incursão…

«Na rua ninguém manda»

Pode ser vista até dia 30 no ISCTE (no Centro de Investigação em Antrolopologia - CRIA), em Lisboa, a exposição de fotografia «Na rua ninguém manda», que reúne imagens de Lorenzo Bordonaro & Helton, de crianças de rua em Cabo Verde.
«As fotografias foram tiradas por mim e por Helton no Mindelo (São Vicente), Cabo Verde, no Verão de 2007. Helton tem 16 anos. Fugiu para a rua com 10 anos, e é hoje o que se costuma chamar um ‘menino de rua’. Estas imagens - onde o meu e o seu olhar se cruzam - fazem parte da tentativa de oferecer uma imagem das crianças de rua que, sem negar as dificuldades e os constrangimentos das suas vidas, nem as suas situações familiares às vezes dramáticas, visa valorizar a sua capacidade de acção, a sua autonomia e independência.
De facto em Cabo Verde, muitas crianças de rua rejeitam com força toda forma de internamento, todas as tentativas de limitar, condicionar ou intervir nas suas vidas. Esta resistência ao abandono da vida na rua aponta para um aspecto fr…

In memoriam Paul Newman

Imagem
Paul Newman, n. Ohio 26.01.1925 - f.Connecticut 26.09.2008. Na foto, com Liz Taylor, em Cat on a hot tin roof (peça de Tennessee Williams, adaptada ao cinema por Richard Brooks), 1958. Sobre o actor que era um filantropo, amava a representação, e os automóveis, ver texto «Era grande, muito grande» de Luís Miguel Oliveira no Público.

Mulheres e República (II)

Imagem
A apresentação pública do livro «Mulheres e Republicanismo» do investigador João Esteves irá ter lugar dia 3 de Outubro, Sexta-feira, 17h, na Biblioteca-Museu República e Resistência, Espaço Cidade Universitária, Rua Alberto de Sousa, 10 A ( zona B do Rego).

Corpo e cultura

Hoje à tarde, pelas 18h, apresenta-se no ISCTE (sala C402), na Av.das Forças Armadas, em Lisboa, um seminário de investigação designado «La construcción cultural del cuerpo» de Javier Eloy Martinez Guirao (universidade Miguel Hernández de Elche, Espanha). Organização: Departamento de Antropologia, Cria/Iscte.

Gótica!

Um artigo sobre a onda gótica, pois a cidade também veste (e muito) de preto! E gosta da cena (histórica) vitoriana, com um bocadinho de Siouxsie and the Banshees, e uns pózinhos de Tim Burton à mistura. Sigam este texto de Cintra Wilson, do New York Times .

Na floresta da moda

Imagem
Reflashion é o tema da próxima ModaLisboaEstoril, a realizar nos dias 9, 10, 11 e 12 de Outubro, na Cidadela de Cascais. Quem faz a moda? Que moda se faz? Quem segue a moda? Para onde segue a moda? Estas e outras perguntas ficam a vogar no que à moda diz respeito. Mas que grande 31 (número de edições realizadas por este calendário de desfiles iniciado em 1991, e com uma edição 0 nas festas da cidade de Lisboa, em Junho de 1990) ! A estação que os criadores perseguem é agora a de Primavera/Verão 2009. Assim foi em Nova Iorque (ver abaixo ligação a um interessante artigo do New York Times sobre a New York Fashion Week, que terminou há poucos dias), assim está a ser em Londres, como relata dia a dia o Guardian. Na foto AForest Design por Sara Lamúrias, Arquivo ModaLisboa/ Rui Vasco. http://www.nytimes.com/2008/09/14/fashion/shows/14transparent.html?ex=1379044800&en=1a2adf5407fd2f81&ei=5124&partner=permalink&exprod=permalink

Tocar a escrita

Imagem
De Regina Guimarães e Saguenail, com direcção Ana Luena, «Boca» é um texto para café-concerto levado a cabo pelo Teatro Bruto, no Teatro Meridional, até 27 de Setembro. Texto original inspirado na pesquisa de cartas de amor oriundas do espólio da literatura epistolar (Heloísa (a Abelardo), Mariana Alcoforado (ao Cavaleiro Chamilly), Suzette de Gontard (a Hölderin), Bettina Brentano (a Goethe), Julliette Drouet (a Hugo), Guillaume Apollinaire (a Lou), Franz Kafka (a Milena), Fernando Pessoa (a Ofélia), Lettera amorosa de Monteverdi) e outras cartas expressamente redigidas para o efeito, o espectáculo alia também a música clássica à música electrónica, o canto à representação teatral. De Quarta a Sábado às 22h00, no Teatro Meridional (R. do Açúcar, 64 - Beco da Mitra, Poço do Bispo, em Lisboa).

Lara

Imagem
A designer de moda Lara Torres convida fãs e clientes a visitarem o seu atelier em Lisboa, no nº 211 da Av. da Liberdade, 3ºDto, durante esta semana, onde tem à venda amostras de colecções anteriores e peças da colecção deste Verão com um desconto de 50%. Em exposição estará também a nova colecção Inverno 08/09 (nas fotos, Arquivo ModaLisboa/ Rui Vasco).

Campanha de igualdade para a UE

É já amanhã, quarta-feira, dia 16 de Setembro, em Bruxelas, o lançamento da Campanha do Lobby Europeu de Mulheres «Não há democracia moderna sem igualdade entre mulheres e homens» que visa exigir mais mulheres nas posições topo da política da União Europeia
A campanha conta com o apoio da vice-presidente da CE, M.Wallstrom, e de muitas figuras públicas dos vários países da União Europeia, entre as quais estão Mary Robinson, Simone Veil, Bertrand Delanoe (Presidente CM Paris), Yves Leterme (PM da Bélgica), Ohran Pamuk (Prémio Nobel Literatura), e em Portugal: Lídia Jorge, Inês Pedrosa, Maria Teresa Horta, Alexandre Quintanilha, Elza Pais, Sónia Fertuzihos, Edite Estrela, e muitas mais. A partir de amanhã visitem o site: http://www.5050democracy.eu/
Recordo que 2009 é ano de eleiçõe europeias!

Equinócio do Outono

Imagem
Passado o tempo de Verão (isto está de ananases, como dizia o Eça), eis-nos quase à porta do equinócio do Outono. Mas ainda a 19 de Setembro, o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra irá realizar o seminário internacional «Representações da Violência», que se destina a marcar a conclusão do projecto «A Representação da Violência e a Violência da Representação». Os investigadores do projecto do CES apresentarão alguns dos resultados a que chegaram, num diálogo com a comunidade da investigação que tem estudado a questão da violência a partir de outras perspectivas, visando encontrar um terreno comum de reflexão.
Se falar da violência é nomear o inominável, não surpreende que a questão se apresente de modo especialmente denso e complexo no âmbito da reflexão estética. Desde o momento em que a violência se transformou num instrumento estético decisivo do arsenal da modernidade, urge saber como a violência afecta a própria ordem da representação e de que forma as novas l…

mortes, honra, e direitos das mulheres II

O texto que aqui se publica no original inglês relata o caso passado no Paquistão e a prática ali continuada das mortes por honra. No próximo dia 22 de Setembro, num seminário organizado pela Marcha Mundial das Mulheres, com a presença de ministros e parlamentares, serão lidas mensagens de solidariedade, de indignação e de condenação perante as brutais mortes naquele país.
«The Umrani tribe is mainly concentrated in the Jafarabad and Naseerabad districts of Balochistan province that are about 300 kilometers from Quetta city, the provincial capital. Mr. Sadiq Umrani, the provincial minister for housing and construction, was elected to the Balochistan Assembly in the February 18, 2008 elections from Dera the Murad Jamali constituency of district Naseerabad. The incident of the women being buried alive occurred in a remote village, the Baba Kot, 80 kilometers away from Usta Mohammad city of Jafferabad district. It is believed that due to the influence of the minister and his brother the …

mortes, honra, e direitos das mulheres

No dia um de Setembro o Guardian publicava uma notícia sobre a morte de três adolescentes no Paquistão, enterradas vivas numa zona rural. O crime foi este: tentativa de escolher livremente o marido. Os homens políticos daquela província, Baluchistan, defenderam aquelas mortes no seu parlamento (como é possível haver políticos destes, ali, ou noutra parte do mundo?), argumentando que a prática fazia parte do costume tribal deles. As raparigas, entre 16 e 18 anos, foram raptadas por um grupo de homens da tribo Umrani. Segundo a tradição tribal, os casamentos são arranjados pelos mais velhos, e quem os contraria tem assim pela frente a chamada morte por honra. Neste caso, uma outra forma de dizer crime contra a humanidade. Os direitos humanos das mulheres não são ainda nada tradicionais naquela parte do mundo. Alguém os/as ajude.

Brigit e Suzanne

Imagem
Inaugura quarta-feira, dia 10 de Setembro, a exposição de joalharia de autor(as) na galeria Reverso das Bernardas. Birgit Laken e Suzanne Esser mostram ali as suas peças até dia 4 de Outubro.

Feira solidária

Nos dias 12, 13 e 14 de Setembro a zona ribeirinha do Montijo vai ser palco da Feira de Projectos «Juntos pelo Bem Estar e pela Solidariedade». Relacionada com a temática do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, a feira dará espaço para a convivialidade entre instituições e munícipes interessados/as em partilhar e trocar ideias, melhorar o conhecimento sobre as valências, projectos e programas locais e nacionais no domínio da saúde e da solidariedade social, fomentar o espírito de evolução e desenvolvimento, estimular enfim a complementaridade entre projectos e programas. A feira contará com actividades desportivas, gastronomia, workshops temáticos, música, folclore, dança e outros tipos de animação.

adeus snoopy

Imagem
Soube-se na cidade das mulheres que o artista que deu voz a Snoopy morreu na Califórnia, nesta última terça-feira - José Cuauhtémoc Meléndez (n. México, 15.10.1916) iniciou a sua carreira em 1938 nos estúdios de Walt Disney, trabalhando em filmes como Pinóquio, Fantasia, Dumbo e nas animações de Mickey Mouse e Donald Duck, tendo participado igualmente na criação de Bugs Bunny, Daffy Duck e Porky Pig nos estúdios Warner Bros. No dealbar da década de 50 começou a colaborar com o criador de Snoopy, Charles M. Schultz, o que deu origem a mais de 60 episódios de animação de 30', quatro filmes e cerca de 400 anúncios. Adeus Snoopy.

Seminário transgénero

Decorre hoje e amanhã na Universidade de Amsterdão um seminário transdisciplinar intitulado «International Female Masculinities Seminar», destinado a investigadores/as e activistas dos estudos de género. O seminário decorre na Amsterdam School for Social Science Research e é de entrada livre. Aborda diversos temas - a representação da masculinidade feminina, identidade e subjectividade, o corpo, personificação, e saúde, sexualidade e violência, masculinidade feminina e relações com o mesmo sexo - contando com a participação de Anna Tijsseling (NL), Antonia Young (UK), Arianne Dessens (NL), Busi Kheswa (SA) Evelyn Blackwood (EUA), Saskia Wieringa (NL), entre várias outras presenças.

Louise

Imagem
O trabalho da artista plástica Louise Bourgeois nascida em Paris a 24 Dezembro de 1911 - e que se mudou para Nova Iorque em 1938 - pode ser visto numa grande exposição retrospectiva no Guggenheim de Nova Iorque, que reúne obras de pintura, escultura, instalação, desenho, gravura realizadas entre 1940 e 2000. Até dia 28 de Setembro. Na Foto: livro que reúne escritos, entrevistas, fotografias e desenhos, editado em 1998 por The MIT Press, Cambridge, Massachusetts, em associação com Violette Editions, Londres.

maria callas e che

Imagem
Duas exposições, duas vidas, dois mitos. A não deixar passar em branco: «Che! Mito e Revolução», uma exposição organizada pela curadora e crítica de arte inglesa Trisha Ziff, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada (de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, até dia 7 de Setembro); e «Maria Callas - A exposição de Lisboa», comemorativa do cinquentenário da Traviata de Lisboa (1958-2008), organização da Fundação EDP e do TNSC, no Museu da Electricidade/Central Tejo, todos os dias excepto segunda, até 19 de Outubro.