28.1.10

anti-guerra

A Plataforma Anti-Guerra Anti-Nato (PAGAN), ramo português da Campanha Internacional «No To War, No to NATO», convoca uma concentração de protesto contra a participação de Portugal na criminosa guerra do Afeganistão, hoje, 28 de Janeiro, pelas 18h00, no Arco da Rua Augusta, em Lisboa, e apela a todas as pessoas e organizações defensoras da paz a unirem esforços nesta campanha.
Neste acto público inaugurar-se-á a recolha de assinaturas para subscrição do abaixo-assinado «Pela retirada imediata das tropas portuguesas da NATO do Afeganistão».

tango em são miguel


«A dança está bem e recomenda-se! De hoje até sábado, sessões começam às 19h30», dizem as descalças, cooperativa cultural, a funcionar na ilha de são miguel, açores. segue a dança.

18.1.10

Camisa:


Participantes do programa Inov-Art - promovido pela Direcção-Geral de Artes, do Ministério da Cultura - apresentam dia 19 de Janeiro em Barcelona, no Eixample, Camisa: um acontecimento artístico com exposição, performance e música.
a história da camisa:
Cerca de trinta camisas foram encontradas na rua, todas do mesmo tamanho, todas com o mesmo feitio. Sentiu-se o impul­so que algo público teria que vir daí. Obteve-se a visão de que aquele conjunto de camisas seria um objecto para uma criação artística única e diversificada. Intervir pessoalmente na camisa, como ser único e individual, marca a nossa presença em algo que será nosso e que terá a nossa marca, e ao mesmo tempo em algo que foi produzido em espírito de equipa, onde todas as ideias contam e toda a criatividade tem lugar.

É a camisa que torna este projecto global e pretende integrar todos os participantes do Inov-Art de uma forma colectiva. Uma camisa foi enviada para cada país que demonstrou previamente o seu interesse no projecto (por 2 ou mais pessoas), ou seja, foi atribuída uma camisa por país. Neste, a camisa deverá circular entre as cidades onde se encontram estagiários.
Cada participante deverá escolher uma loja de comercio tradicional do centro de Barcelona (por exemplo uma loja de bacalhau, de cara­melos, de chapéus, etc.) e realizar um projecto de site-specific a partir não só do objecto ou ideia de CAMISA, mas também do universo sugerido pela própria loja, rua, ou qualquer elemento específico do local. Cada uma das lojas de acolhimento do projecto Camisa estará assinalada num mapa/flyer de divulgação do evento global Camisa: constitu­indo um percurso pelo centro da cidade.



marretas na cidade

14.1.10

Mulheres nas Letras


Maria Amélia Campos dará hoje às 18 horas uma conferência em Lisboa, intitulada «O Papel das Mulheres Portuguesas nas Letras», FCSH—UNL (sala 1.06 no 1º. piso do Edifício ID, Av.Berna 26), organização de Faces de Eva Estudos sobre a Mulher /Cesnova.

12.1.10

Celebração feminista



Em Lisboa, 35 anos depois, as feministas voltam ao Parque Eduardo VII: amanhã, 13 de Janeiro, celebra-se os 35 anos da primeira manifestação feminista, em Portugal, convocada pelo MLM (Movimento de Libertação das Mulheres) e a UMAR quer recordar aquele momento histórico, com algumas das protagonistas da época. Este local será assinalado como um dos futuros pontos dos Roteiros Feministas na cidade de Lisboa. Apela-se assim à presença de todas as pessoas que querem evocar um feminismo que foi silenciado, mas que procura romper barreiras nos tempos actuais.

Aparece com uma peça de roupa roxa às 13h00 no canto superior direito do Parque Eduardo VII, junto ao n.º 28 da Av. Sidónio Pais. Vamos colorir o parque de roxo, ouvir as histórias das feministas que se manifestaram naquele local, em 1975, e conviver ao som de música feminista!

11.1.10

Inaugurou em Barcelona

Inaugurou em Barcelona na galeria gracia arts project uma colectiva lusa com o seguinte naipe de artistas: Joel de Almeida, Maria Guerreiro, Daniel Santos, Edmundo Santos, Sandra Lourença, Ricardo Macedo, Nuno Carvalho, Inês Santiago, Tatiana Pedrosa, Filipa Pontes, Mariana Bacelar, Andrea Inocêncio, Inês Salpico, Ana Maria Cardoso, Ricardo Leal, Tânia da Fonseca, João Nunes, Renata Gomes, Cristina Mendes, na Carrer Sant Honorat 11, Barcelona.

5.1.10

Baltazar

Parabéns Baltazar!
Em véspera de dias de reis, a cidade das mulheres deseja feliz aniversário ao criador de moda Nuno Baltazar (n.5.01.1976).

Foto: Colecção Verão 2009, Rui Vasco/Arquivo ModaLisboa.

1.1.10

Uma agenda feminista para 2010 - Janeiro



«As Mulheres e a República 2010 - agenda feminista », edição Faces de Eva Estudos sobre a mulher (Cesnova/FCSH/UNL) e UMAR.


Por todas nós

foto-cortesia de Mlle. Vi.  Paris, Museu Militar, junto à igreja onde está enterrado napoleão.