Mensagens

A mostrar mensagens de Abril, 2010

Descalças, em Ponta Delgada

Imagem

performance e realidade

Imagem

o mundo a seus pés

Imagem

cinema ... e etnografia

Imagem

Maria

«Mulheres do meu país»

Imagem
Deu-nos Abrilo gesto e a palavra fala de nós por dentro da raiz Mulheres quebrámos as grandes barricadas dizendo igualdade a quem ouvir nos quis e assim continuamos de mãos dadas o povo somos mulheres do meu país Maria Teresa Horta, «Mulheres do meu país», Mulheres de Abril, in Poesia Reunida (Dom Quixote, Lisboa, 2009)

Por um mundo melhor

Imagem
A Marcha Mundial das Mulheres iniciou a sua 3ª Acção Global no passado 8 de Março em 52 países e está de novo na rua em Portugal para celebrar o 25 de Abril e o 1º de Maio.
Datas com profundo significado para o povo português e para as mulheres, em particular, porque foi na sequência dessas datas históricas que conhecemos o gosto da Liberdade, da Igualdade, da Solidariedade, da Justiça, da Paz e da conquista de direitos.
Caminho feito de lutas, de vitórias, mas também de frustrações. De novos desafios, mas também de riscos de retrocesso em algumas conquistas. Por isso, estamos aqui de novo na rua a marchar, mobilizando mais mulheres para esta luta que é nossa e de toda a sociedade. Queremos mudar a vida das mulheres para mudar o mundo e mudar o mundo para mudar a vida das mulheres!
Neste ano de 2010, nós mulheres estamos em marcha contra a guerra e os conflitos armados, contra a violência nas nossas casas e nos nossos locais de trabalho, contra a divisão sexual do trabalho, pela igualdad…

O largo de todas as esperanças

Imagem

O carimbo da Deolinda

Imagem

parabéns Nuno Gama

Imagem
A capa inspirada na capa de honras, peça nobre do traje popular português, foi retrabalhada por nuno gama para o outono/inverno 2010/11. Originalmente (ainda se usava em terras de Miranda na primeira década do séc.XX) esta peça descia até aos pés, tinha uma decoração muito complicada, e a sua confecção era confiada a um alfaiate que podia demorar 60 dias neste trabalho. Era bastante ornamentada de lavores nas ombreiras, na gola e no capuz (in Cristina L. Duarte, Trajes regionais - gosto popular, cores e formas», CTT, Lisboa, 2007). Nuno Gama, que celebra hoje o seu aniversário, acrescentou-lhe como efeito de estilo uma máscara, dando-lhe um ar mais misterioso, e intitulou a sua colecção «soldades da saudade», apresentada em março (Foto: Rui Vasco/Arquivo ModaLisboa).

A conferência da conciliação

Imagem
Conciliação” é o título do projecto que vai ser apresentado numa conferência na próxima quarta-feira, dia 21 de Abril de 2010, a partir das 10h00, na Universidade Católica, Faculdade de Ciências Humanas (Anfiteatro 1), em Lisboa.
Actualmente em fase de desenvolvimento na Noruega e em Portugal, o projecto tem como objectivos principais a conciliação da vida familiar com a vida profissional. Com a coordenação em Portugal do Instituto de Ciências da Família da Universidade Católica Portuguesa, «Conciliação» é promovido pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas e integra vários parceiros - Associação Nacional dos Munícipios Portugueses, munícipios de Leiria e Faro, Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social e, o parceiro norueguês, a Associação das Autoridades e Regionais (KS). A sessão de abertura e boas-vindas da conferência conta com as intervenções de Isabel Gil, da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, Maria do Rosário Carneiro, do Inst…

Património!

Imagem
Hoje é dia internacional dos monumentos e sítios. Nas fotos, património de Ponta Delgada, São Miguel, Açores.

Voluntariado

Imagem

Uma árvore plantada em nome de...

Carolina Beatriz Ângelo: em nome da cidadania, da fraternidade e da igualdade

Nascida há 132 anos, a 16 de Abril de 1878, na cidade da Guarda, Carolina Beatriz Ângelo revelou-se uma das figuras mais emblemáticas do feminismo e do republicanismo da 1.ª década do século XX, sabendo dosear a medicina com a militância associativa, política e maçónica assente na reafirmação incessante de direitos para as mulheres.
Destacou-se enquanto estudante, quer na cidade natal, onde fez o Liceu, quer na capital, ao frequentar a Escola Politécnica e, depois, a Escola Médico-Cirúrgica; realizou-se profissional e humanamente como médica, formada em 1902; envolveu-se, entre 1906 e 1911, na edificação do associativismo feminista de matizes pacifista, maçónico, republicano e sufragista; conspirou, em 1910, pela República, bordando, com a colega, amiga e companheira Adelaide Cabete, as bandeiras desfraldadas durante o 5 de Outubro; e com a República transformou-se numa denodada batalhadora pelo sufrágio femin…

Carolina Beatriz Ângelo, n.16 Abril

Imagem
Homenagem a Carolina Beatriz Ângelo (1878/1911), feminista e republicana, a primeira mulher a votar em toda a Europa do Sul

6ª feira – 16 de Abril de 2010
15h – Parque da Bela Vista – Lisboa

Plantação de um carvalho
Com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa
Com intervenções do historiador
João Gomes Esteves e da Sra Secretária de Estado da Igualdade Dra Elza Pais

Uma iniciativa da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta
Ponto de encontro: junto ao pórtico metálico de entrada, o mesmo que serve de acesso ao Rock in Rio; quem for de transportes públicos, sai na estação de Metro da Bela Vista e segue as setas do parque e/ou do rock in rio.

Baltazar - Paris - Deco - Nova Iorque

Imagem
uma personagem - audrey - viaja aos anos 30, via paris e via nova iorque, usando um look descomprometido: uma ficção de Nuno Baltazar para vestir no próximo outono/inverno.
Fotos: Rui Vasco/ Arquivo ModaLisboa

Buchinho

Imagem
Inaugura este mês no Porto uma exposição que comemora os 20 anos da carreira do criador de moda Luís Buchinho (n.Setúbal, 1969). INAUGURAÇÃO *SÁBADO, 24 DE ABRIL, 17H PEDRAS E PÊSSEGOS PRAÇA CORONEL PACHECO N34 PORTO EXPOSIÇÃO DE 28 DE ABRIL A 29 DE MAIO NA GALERIA DAMA AFLITA RUA DA PICARIA N84 PORTO Foto: Rui Vasco/Arquivo ModaLisboa (34ªedição - Outono/Inverno 2010/11)

cidade

Imagem
De 15 de Abril a 30 de Junho, no Padrão dos Descobrimentos (Av.Brasília) e no Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa (Rua da Palma, 246).

A linha dos White Tent

Imagem
Apresentada na 34ªModaLisboa, a colecção Outono/Inverno da jovem dupla seguiu, segundo Ricardo e Eva explicam, uma linha recta e uma linha curva, na descoberta e exploração de novas assimetrias. Um trabalho também a seguir, de perto: White Tent.
Foto: Rui Vasco/ Arquivo MOdaLisboa.

Abrir uma paisagem (II)

Imagem
Ana Albuquerque, Rito de passagem; Rite of passage/ Birth / bracelet/ gold 800 pebble/ 2009

«A rite of passage is a ritual that a person must go through in order to progress to the next stage of their life. It is a universal phenomenon which can show anthropologists what social hierarchies, values and beliefs are important in specific cultures. Rites of passage are often ceremonies events.»

a decorrer...

Imagem

Abrir uma paisagem

Imagem
«Gray Area Mexico 2010» tem início hoje na Cidade do México. «Comezó como uma necesidad urgente: diversificar el panorama internacional de la joyería contemporânea. Pronto se transformó en una idea: reunir a entusiastas de la joyería contemporánea en un torno tan poco habitual como excitante. Para culminar en un proyecto a gran escala: un simposio de 5 dias, 2 talleres y 12 exposiciones que reunirán a gente de más de 30 países de los 5 continentes.» A participante portuguesa no simpósio é Cristina Filipe, com a sua comunicação «Derrubar um Muro, é Abrir uma Paisagem» (que começou hoje às 12h35), no interior do tema I, «Que significa para nós Joalharia, identidade e comunicação?». Os outros temas no interior dos quais estão inseridas as demais comunicações são as seguintes: «Dois lados da mesma moeda: o estado da joalharia contemporânea», e «Reorganizar a área cinzenta: criar, conectar, disseminar». Várias obras de artistas portugueses estarão patentes nas mostras da «Área Gris México/…

Dourado

Imagem
Ricardo Dourado inspira-se na cena nova iorquina para o seu próximo Outono/Inverno, numa colecção cheia de subversões e revivalismos. Um jovem criador a seguir com atenção, que apresentou a sua colecção no passado dia 14 de Março, na ModaLisboa. Fotos: Rui Vasco/Arquivo ModaLisboa

«A Viagem»

Imagem
Nos dias 10 e 11 de Abril, A Viagem apresentar-se-á na sala estúdio do Teatro da Trindade em Lisboa. No dia 10 (sábado) o espectáculo é às 21h45 e no dia 11 (domingo) às 17h30.
uma criação de Helena Freitas, Marta Filipe e Natália João Cardoso.

«A VIAGEM é uma comédia onde habitam três velhas. Aqui se fala da viagem delas. A viagem da sua vida e as viagens do seu imaginário. Juntas partilham o desejo de sair, de ir para outro lugar, a vitalidade que quer adiar a viagem final e as ironias do destino. A VIAGEM não pretende tratar a velhice nem o que lhe é próprio, mas colocar questões, tratar e falar sobre o tema do desejo de mudança e de tudo o que nos prende e restringe. A palavra mudança significa o acto ou efeito de mudar (modificação) e mudar, por sua vez, pode significar substituir uma coisa por uma outra diferente. Nós estamos permanentemente a estruturar áreas da nossa vida sem aceitar a possibilidade da mudança. Todos queremos “segurança” e temos medo de mudar ou perder o que con…

Moura, de corpo e alma

Imagem
Alexandra Moura Outono/Inverno 2010/11, 34ª Modalisboa (a 11.03.2010). Uma colecção intitulada ...de corpo e alma..., que «falava» de como o nosso corpo é a alma da peça, e de como o corpo desta é a nossa alma. Arquivo ModaLisboa/ Fotografia Rui Vasco.

O D(n)A da moda (II)

Imagem
«He, she and me». Ele, ela e eu. Mais uma colecção de Dino Alves que prova bem o vigor e a veia inspirada e inspiradora deste criador de moda. Desta vez, ele partiu do vestuário masculino, e dos seus fatos, blazers, camisas, calças, e de pormenores ou detalhes como os colarinhos, os punhos, as lapelas e as gravatas. Partiu da roupa de homem, projectou toda uma colecção de mulher, e voltou ao homem, para a representar em passerelle. O universo do teatro kabuki japonês (séc. XVII) e os seus homens intérpretes travestidos inspiraram-no na apresentação da sua colecção Outono/Inverno 2010/11. O que faz um vestido? Uma mulher, ou o vestido? O que faz um fato, o fato, ou a representação dele? Mais uma vez, Dino deixa-nos as perguntas, vestidas pela roupa. A sua vertente de agente provocador é mais uma oportunidade para nós, comuns mortais, estudarmos o género. Eu, pelo menos.














Arquivo ModaLisboa/Fotografia Rui Vasco. Colecção Outono/Inverno 2010/11, apresentada na 34ªModaLisboa, Pateo da Galé…

Ana Salazar, pioneira da moda

Imagem
Ana Salazar Outono/Inverno 2010/11 apresentada na 34ªedição ModaLisboa (Fotografia Rui Vasco), dia 12 de Março último, no Pateo da Galé, Terreiro do Paço. Título da Colecção «Depurar o excesso» - com jóias de Valentim Quaresma -ou uma outra forma de interpretar o Barroco no universo da criadora, sobre quem deixo aqui um texto publicado em Dezembro de 2008 na revista Faces de Eva 20, no interior da secção «Pioneiras» (edição da Colibri e universidade Nova de Lisboa)
Uma das nossas mais recentes conversas sobre o seu pioneirismo na moda e em Portugal levou-nos até à capital londrina e a esses anos muito marcantes do início da década de 70: «foram anos muito giros em Londres, talvez comece aí esta história...com os Beatles, a editora Apple, Carnaby Street». Mais importante do que as correntes, diz Ana Salazar, era a ousadia. «Ao contrário do que acontecia aqui em Portugal, onde as pessoas eram muito clássicas. Quando A Maçã abriu portas, as pessoas que se vestiam naquela loja - era um pou…

alice em abril

Imagem
Alice Pestana nasceu em Santarém, em 7 de Abril de 1860 e é uma das republicanas e feministas da agenda 2010 editada pela UMAR e Faces de Eva. «Defendeu a educação média da mulher por ser um meio de formar a mulher moderna, habilitando-a aos encargos da sua missão complexa», escreveu sobre ela Maria do Céu Borrêcho. Sempre foi sensibilizada para o pacifismo, fundando a Liga Portuguesa da Paz em 1899, de que foi a primeira presidente. Casou-se em 1902 com o professor espanhol Pedro Blanco, passando a viver em Espanha, onde leccionou Francês e Inglês. A convite do Ministério de Instrução Pública e Belas Artes de Espanha elaborou um estudo e escreveu o relatório La Educación en Portugal, editado em 1915.

A primeira aviadora portuguesa

Imagem
O artigo publicado da edição de aniversário da revista da Força Aérea Portuguesa Ousar Voar sobre Maria de Lourdes Braga de Sá Teixeira pode ser lido aqui. A não perder!