30.6.10

moda & arte (II)



Começa hoje a edição de estreia de Estoril Fashion Art Festival, que convida a ver filmes, desfiles, exposições e música, de que se destaca o concerto mais logo às 19h30, de Rodrigo Leão & Cinema Ensemble, com María Berasarte, no Museu dos Condes Castro Guimarães, Av.Rei Humberto II de Itália, em Cascais. A exposição que ali nos espera é nada mais nada menos do que «Paco Rabanne - Designer and Rebel», uma retrospectiva de 16 peças essenciais para compreender a carreira e a personalidade deste criador nascido em 1934, no País Basco espanhol, e que se refugiou em França com a mãe e as irmãs depois do pai, um militar republicano, ter sido fuzilado pelas tropas de Franco. Apanhado entre duas culturas e sob a forte influência da sua mãe, costureira-chefe de Balenciaga, Paco Rabanne inicia, ainda estudante de Arquitectura nas Belas Artes de Paris (1951-63), trabalhos de criação de acessórios para as principais casas de moda de Paris. A arquitectura esteve sempre presente nas suas criações, visível na sua forma de trabalhar o espaço, os volumes e os materiais.

moda com sabor



Anabela Baldaque, rua padre luís cabral, nº1080, Porto

29.6.10

moda & arte



Para aceder ao programa: http://www.estorilfashionartfestival.com/index.php#programa

23.6.10

Verão esta semana...




... Carolina Beatriz Ângelo - Intersecções dos sentidos/ palavras, actos e imagens, Museu da Guarda, dia 24 de Junho, 17h00 (até 31 de Outubro).

... Desafiar a indiferença: género, igualdade e inclusão social, Seminário internacional, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 3, 25 de Junho, 9h30-17h30

... O V Governo Constitucional, colóquio, Auditório 2 da FCSH/UNL, Av.Berna, 26, dia 25 de Junho,10h00-18h30.

...A república no feminino, ciclo de conferências Quem fez a República, com Isabel Lousada, 25 de Junho, 21h00, Auditório Municipal de Pombal.

...and then again... exposição colectiva, comissariada por Ana Fonseca e Liz Collini, pavilhão preto e jardins, museu da cidade (até 5 de Setembro).

... a filosofia do dinheiro, exposição comissariada por Miguel Amado, pavilhão branco do museu da cidade, em Lisboa.

... nude, exposição de Inês Pais, VPF Cream Art Gallery, Rua da Boavista, 84 - Lisboa.

17.6.10

hoje


Há conferência Faces de Eva Estudos sobre a mulher pelas 18h00, na sala 3 (Multiusos) do Edifício ID da FCSH/UNL (Av.Berna, 26), subordinada ao tema "Da cozinha no feminino: espaços, práticas e textos". Serão conferencistas a Professora Inês de Castro Ornellas, docente da FCSH/UNL, e a Doutora Manuela Barbosa, farmacêutica.

13.6.10

Feminismo




No dia 13 de Junho de 1907 o Jornal da Mulher insere o escrito de Lucinda Tavares "O que nós entendemos por feminismo", in As Mulheres e a República - Agenda Feminista 2010.

António

12.6.10

Fernando é Pessoa

Saber? Que sei eu?
Pensar é descrer.
- Leve e azul é o céu -
Tudo é tão difícil
De compreender!...

A ciência, uma fada
Num conto de louco...
- A luz é lavada -
Como o que nós vemos
É nítido e pouco!

Que sei eu que abrande
Meu anseio fundo?
Ó céu real e grande,
Nem saber o modo
De pensar o mundo!

«Canção» (1914), in Fernando Pessoa, O rosto e as máscaras

10.6.10

Camões




Estavas, linda Inês, posta em sossêgo,
Dos teus anos colhendo doce fruto,
Naquele engano da alma, ledo e cego,
Que a fortuna não deixa durar muito,
Nos saüdosos campos do Mondego,
Dos teus formosos olhos nunca enxuto,
Aos montes ensinando e às ervinhas
O nome que no peito escrito tinhas.

(Luís de Camões, Lusíadas, Canto III, 120)