30.7.10

mamã está no cabeleireiro



Esta é uma história passada em 1966, filmada pela cineasta suiça Léa Bal, e que estreia hoje em Espanha. Para mais informação sobre «Maman est chez le coiffeur», consulta a associação de mulheres cineastas e de meios audiovisuais (CIMA).

21.7.10

as exposições



Em cima, uma exposição de Ana Vidigal, «menina limpa menina suja» a inaugurar quinta-feira, pelas 21h30, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Há encontros ao fim da tarde com a artista e a curadora Isabel Carlos dias 23 de Julho e 24 de Setembro, pelas 17h00.
Em baixo, a exposição «Warhol Tv» a inaugurar dia 26, pelas 19h30, no Museu Colecção Berardo. Andy Warhol (1928-1987) produziu e realizou emissões de televisão, uma parte da sua obra que permanece muito desconhecida, e que permite hoje um mergulho na Nova Iorque dos anos 80.

20.7.10

numa bela noite de 1987...



Prince, "It's gonna be a beautiful night", ao vivo em 1987.

19.7.10

Hip Hop no feminino

No dia 24 de Julho, pelas 21h30, as Hip Hop de Baton actuam na Fundação Calouste Gulbenkian.
Hip Hop de Baton reúne jovens que querem lutar contra a violência e aumentar a presença feminina no Hip Hop em Portugal. As suas letras são fortes e representam o que viveram na própria pele ou que viram alguém próximo sofrer, transmitindo uma mensagem de alerta e de incentivo à valorização das mulheres.

a fine frenzy



Alison Sudol, cantora em destaque hoje no blogue da modalisboa.
Boas férias, para quem as vá saborear e com música!

16.7.10

REP...(IV)

Uma edição Faces de Eva - Estudos sobre a Mulher, Universidade Nova de Lisboa/ FCSH/ CESNOVA, Lisboa, 2010.
Coordenação científica de Zília Osório de Castro, Isabel Cruz Lousada, Cristina L. Duarte.
Coordenação editorial:
A Ventura Humana
Apoio editorial: Patrícia Teófilo.
Arte final:
386design
Banda sonora: Paula Sousa, «Squirrel games around a sad man», in Valsa Para a Terri, 2008.
Agradecimentos: Grupo de trabalho do projecto «Memórias e Feminismos – As mulheres e a República na cidade de Lisboa», Faces de Eva e UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta; Arquivo Municipal de Lisboa/ Arquivo Fotográfico; Arquivo Municipal de Santiago do Cacém – Luísa Gomes; Arquivo Nacional Torre do Tombo; Biblioteca-Museu República e Resistência - Fernando Moreira; Biblioteca Nacional de Portugal – Luís Sá; Emílio Ricon Peres; Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG); Frenesi – Paulo da Costa Domingos; Hemeroteca Municipal de Lisboa; Instituto de História Contemporânea – João Madeira; Fundação Calouste Gulbenkian – Biblioteca de Arte – Ana Barata; Fundação para a Ciência e Tecnologia; Instituto de Ciências Sociais/Arquivo de História Social – Rita Carvalho; Luiz Damas Mora; Revista Mais Alto – Nuno Silva; Sandra Leandro; 386design – Maria Manuel Lacerda
.

9.7.10

REP...(III)
















Legenda: Da esquerda para a direita, Cristina L. Duarte (FCSH/UNL), Sara Falcão Casaca (CIG), Manuel Lisboa (FCSH/UNL), Zília Osório de Castro (FCSH/UNL) e Isabel Lousada (FCSH/UNL), numa sessão Faces de Eva, foto por Danielle Capella.

REP... (II)




Legenda: lançamento do cd-rom «República & Republicanas» ontem em Lisboa, uma edição de Faces de Eva Estudos sobre a Mulher, da FCSH/UNL Fotografias da assistência e da mesa de exposição (de alguns materiais relacionados com os conteúdos do cd-rom), por Danielle Capella.


5.7.10

REP...


«República & republicanas» é lançado no próximo dia 8 de Julho, Quinta-feira, pelas 18h00, no Edíficio ID ( Sala multiusos 2, piso 4), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Av.Berna 26, Lisboa). R&R tem uma banda sonora, um tema musical extraído do disco «Valsa para a Terri» da pianista e compositora de jazz Paula Sousa. Trata-se assim de:

uma EXPOSIÇÃO em cd-rom no formato universal Powerpoint (PPT), que inclui fotografia, texto, ilustração, recortes de imprensa, capas de livros, revistas, entre outras fontes iconográficas;
um DOCUMENTO sobre a sociedade e cultura ao tempo da I República, na óptica dos Estudos sobre as Mulheres;
um OLHAR sobre a história das mulheres que projecta uma visita «virtual» aos arquivos da memória, assumindo-se igualmente como instalação (visual e sonora), com características que podem evoluir consoante os objectivos implícitos nas sessões teórico-científicas e/ou mostras documentais do nosso grupo de investigação;
uma EDIÇÃO desenvolvida segundo eixos temáticos - acção feminista, trabalho, educação, sociedade e cultura, moda, imprensa, artes e letras – e que visa apoiar seminários, encontros, conferências, e exposições mostrando os rostos e evocando a acção e determinação das mulheres protagonistas das lutas feministas e/ou republicanas, quer no capítulo do sufragismo, da cultura e educação, quer no que respeita o conhecimento e a divulgação da história das mulheres em Portugal;
incluindo um EXTRA: edição digital da revista 22 Faces de Eva (2009), com capa Carmen de Burgos, amiga de Ana de Castro Osório e de Portugal.

Edição: Faces de Eva Estudos sobre a Mulher, CESNOVA, FCSH/UNL, 2010.
Apoio: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
Coordenação científica: Zília Osório de Castro, Isabel Cruz Lousada, Cristina L. Duarte.
Coordenação editorial: A Ventura Humana
Gravação e impressão do CD: STAFF
Desenho da capa do CD: www.386design.com

1.7.10

Devendra



Devendra Banhart canta uma canção de Elizabeth Cotten, «Shake Sugaree», na Knitting Factory. O músico passa por Lisboa no próximo dia 8 de Julho.