Mensagens

A mostrar mensagens de Maio, 2011

Evocar CBA (II)

No dia 16 de Abril de 1878 nascia na Guarda a mulher que iria ser a primeira eleitora em Portugal e em toda a Europa do Sul: Carolina Beatriz Ângelo, filha de Viriato António Ângelo e de Emília Barreto Ângelo. Depois de frequentar o Liceu na sua terra natal, rumou à capital onde estudou durante dois anos na Escola Politécnica e cinco na Escola Médico-Cirúrgica, concluindo o curso em 1902, ano do seu casamento com o seu primo, médico e republicano, Januário Barreto.
Pioneira a vários níveis, Carolina Beatriz Ângelo defendia o serviço militar obrigatório para as mulheres (ainda que limitado a funções administrativas) e, não obstante a oposição da família, foi a primeira mulher na prática cirúrgica, sendo a primeira médica portuguesa a operar no Hospital de S.José. Só mais tarde ela viria a dedicar-se à especialidade da Ginecologia.
Em 1906 CBA aderiu ao Comité Português da Associação Feminina Francesa La Paix et le Désarmement par les Femmes – criada em França por Sylvie Flammarion em 189…

a m a n h ã

Imagem

h o j e

Imagem

O século das mulheres

Imagem
Ainda é necessário referir numa conferência as mulheres portuguesas do principio do século XX?

Não eram elas a maioria da população?
Quem eram?
O que faziam?
O que pensavam?

















Abrangendo o período entre 1900 e 1926, Ana Vicente procurará responder a estas perguntas e colocar algumas questões.
26 de Maio, 17h00 - Fundação Calouste Gulbenkian - Auditório 3

hoje é dia de lançamento

Imagem

a liteira de ana

Imagem

Mulheres na música

Imagem

Catalunha em Lisboa

Imagem

Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia

A Marcha Mundial das Mulheres associa-se às iniciativas que assinalam o dia 17 de Maio - Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia. Rumo a um mundo, a um país, em que a justiça, a liberdade, a igualdade, a paz e a solidariedade imperem, a Coordenadora Portuguesa da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), enquanto rede feminista internacional comprometida com a construção de um mundo livre de qualquer forma de opressão, onde cada pessoa possa gozar plenamente dos seus direitos e deveres de cidadania, não podia deixar de assinalar este dia.
A dignidade da pessoa humana e o direito à igualdade e à não discriminação, reconhecidos, nomeadamente, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Convenção das Nações Unidas sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação e noutros documentos jurídicos internacionais e europeus subscritos pelo Estado Português, têm expressão jurídica na Constituição da República Portuguesa e em vários diplomas do nosso quadro legal. Contudo, a expe…

Masculinidade(s)

«Linhas Imaginárias: Questões e Representações de Masculinidades em Equador» é o título da conferência que Daniel Matias dará na quinta-feira, dia 19 Maio, pelas 18h30, na FCSH/ UNL (torre B, auditório 2, piso 3), na avenida de Berna, 26 C.

Daniel Matias analisou a obra literária Equador da autoria de Miguel Sousa Tavares numa perspectiva de género. Atendendo à literatura existente sobre a matéria, procurou realizar-se uma reflexão sobre as masculinidades existentes na obra, nomeadamente como são construídas e apresentadas na sua relação, quais os lugares do feminino na obra, e como se constroem as relações de poder entre as personagens. Empregando a teoria crítica feminista, procurou analisar-se quais as ideologias presentes no texto em termos de género, através de uma apresentação das dicotomias existentes, revelando assim as contradições e paradoxos que presidem às construções de género. Tendo sido concluído que a obra tem por base um projecto democrático, sugerimos pistas em como e…

afro-filmes

Imagem

...das '13' a 18

Imagem

Vozes na República 1910-1926

Imagem
Hoje e amanhã ouvem-se na Figueira da Foz «Outras Vozes...: trata-se do Congresso Nacional de História e Ciência Política. Para além do lançamento do livro «Mulheres na I República» ao final da tarde, na sexta-feira podem ser ouvidas no Palácio Sotto Mayor as vozes de Isabel Baltazar, Zília Osório de Castro, Natividade Monteiro, Maria Emília Stone (Faces de Eva/CESNOVA), entre muitas outras participações.



moda no museu em ponta delgada

Imagem

Evocar CBA

Imagem

Debate sobre feminismos

Imagem
Quinta há debate na Feira do Livro, numa mesa redonda com Manuela Tavares, João Esteves, Ana Vicente e Leonor Xavier sobre "Feminismos de ontem e de hoje".



5 MAIO
18h30
Debate «Feminismos de Ontem e de Hoje», com Manuela Tavares, autora do livro «Feminismos Percursos e desafios (1947-2007» (Texto, 2011), e com Leonor Xavier, Ana Vicente e João Esteves.

21h
Café concerto com actuação dos alunos da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas na Praça LeYa, parceria LeYa/Out of the Blue/Hot Club de Portugal.

Mês de Carolina, a sufragista

Imagem

sim, onde?

Imagem

Paula, Maria e Louise

Imagem
Uma exposição na cidade de Ljubljana, capital da Eslovénia, reúne as artistas Paula Roush, Maria Lusitano e a teórica Louise Michel, entre 4 e 25 de Maio, na P74 Gallery, Prušnikova 74. A inauguração é quarta-feira às 20h00, com a presença das artistas. O trabalho que será apresentado parte de um livro único, concebido por Paula e Maria Lusitano, girando à volta de uma biblioteca e arquivo pessoais de memória política e histórica, em Portugal, com especial incidência no período pós 25 de Abril de 1974. O projecto recebeu o nome de «Classop», uma contracção muito arty de «classe operária».

feliz dia do(a) trabalhador(a)

Imagem