Mensagens

A mostrar mensagens de Maio, 2013

Os dias mais longos de Junho

Imagem

recorte de imprensa

Amina Sboui, uma activista tunisina do grupo ucraniano Femen, foi condenada pela sua acção numa campanha a favor dos direitos das mulheres. Toda a notícia aqui.

Nações irmãs

Imagem
Desde 1999 que a revista Faces de Eva tem publicação semestral, editada pela Universidade Nova de Lisboa e edições Colibri, e dirigida por Zília Osório de Castro. Na próxima quinta-feira, dia 30 de Maio é lançado mais um número, com capa dedicada à escritora brasileira Cecília Meireles (1901-1064). O professor convidado Abel Barros Baptista especializado em literatura brasileira apresentar-nos-á esta autora, poeta, jornalista e professora. A não perder: 18h30, Embaixada do Brasil (Estrada das Laranjeiras, 144 - a Sete Rios, Lisboa).

Firme na sela do ginete arfante,
Da coorte na vanguarda, ei-la às hostis
Trincheiras que galopa, delirante,
Fronte serena e coração feliz. Sob os anéis metálicos do guante,
Os dedos adivinham-se viris,
Que sustêm o estandarte palpitante,
Onde esplende a dourada flor-de-lis. Rica de sonhos, crença e mocidade,
A donzela de Orléans, no seu tresvário,
De mística, na indômita carreira Sorri. Nenhum tremor a alma lhe invade!
E, entanto, o olhar audaz e visionário
Já tem clarõ…

amanhã

Imagem

feminismo e paternidade

Imagem

cinema na nova

Imagem

e-género

Imagem

viva CIEG

Imagem

sobre feminismos

Imagem

dia sim!

Imagem

dia não!

Imagem

and all that ... jazz

Imagem

hoje

Imagem

Rebeca nas Galveias

Imagem
Rebeca Amorim Csalog é harpista, escritora e uma estudante de filosofia em potência. Tem já uma solidez de escrita e de personalidade que é raro encontrar aos 17 anos. Esta adolescente  escreveu uma história de aventuras fabulosa que começou aos 13 anos. É mágica, a história: Glyrmandia será apresentado em Lisboa a 10 de Maio, na Biblioteca Galveias, pelo compositor Eurico Carrapatoso e no lançamento haverá, naturalmente, música.

Entretanto,  nesta biblioteca, a 30 de Maio, das 14H00 às 16H30, irá realizar-se uma oficina de toponímia - ESCRITORAS NAS RUAS DE LISBOA - com os seguintes conteúdos:
Processo de atribuição de nomes a ruas de Lisboa 
Escritoras na Toponímia de Lisboa
Fontes de informação na web sobre toponímia de Lisboa
Mapas da Google: pesquisa e construção de percursos
A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia: 21 780 30 20; bib.galveias@cm-lisboa.pt

esta semana

Imagem

«Mulheres que inspiram a Europa»

Imagem

anabela

Imagem
A prática artística desenvolvida no projecto de Anabela Becho Demasiada Luz Fere - Entre o Sangue e o Fogo centra-se na pintura – na essência e no próprio processo de fazer da pintura. Trata-se de uma investigação pictórica que parte da natureza dos vulcões, mais concretamente da lava incandescente, e pretende fazer uma analogia com o acto criativo – com o acto de pintar, com o nascimento de uma pintura – e também com a anatomia feminina. É composto por 21 pinturas sobre papel Fabriano de 350gr, técnica mista, com as dimensões de 70 x 100 cm. A exposição estará patente em Lisboa, na cisterna da FBAUL, de 7 a 10 de Maio das 15:00 às 19 horas.

tertúlia

Imagem

Clarice

Imagem

Primeiro de Maio

Imagem