Mensagens

A mostrar mensagens de Novembro, 2015

H O J E

Imagem

Voto das mulheres em Espanha (1933)

rosa do azul do rosa do azul

Questões de género
Bernardo Mendonça, Expresso, 11.11.15

love love love (you)

Imagem
ontem em lisboa para nos apresentar heart of a dog, laurie anderson falou-nos do que a motivou para este seu filme: aparentemente, uma cadela chamada lolabelle, muito especial, mas já desaparecida.  mais do que isso, o que faz mover laurie: a linguagem, diz ela. a memória,o próprio cinema, dizemos nós, como modo de organizar a informação do ponto de vista  visual e da narrativa da imagem em movimento, mas também de uma ideia de autoetnografia que inclui a fotografia, a música, e a vida organizada em histórias de vida. todo um processo, enfim. para a segurança interna, como também para a sociologia, essas histórias são "dados". nos estados unidos de laurie tratam os humanos como matéria classificada, e fonte de (in)segurança.  só vendo o filme para admirar o modo de fazer cinema de laurie: fala de coisas vistas ao nível do olhar de um cão (será que isto vem do cinema japonês, de Ozu, que filmava à altura da cabeça do cão).  laurie fala-nos das emoções e sentimentos inerentes ao …

«Somos do país do sim»

Somos do país do sim
o da tristeza em azul,
tudo o que existe é assim
neste sul.

Mostramos o sol e o mar
E vendemo-lo a quem tem,
Para podermos aguentar
O que vem.

Ah, país do fato preto,
Meu país engravatado
Do grande amor em soneto
Da grande desgraça em fado.


Maria Judite de Carvalho

Brevemente

Imagem

Proximamente

Imagem

Valerie Steele em Portugal

Imagem
A fundadora e directora da revista de referência sobre estudos de moda, Fashion Theory, vai estar em Portugal dia 26 de Novembro. Desde 2003 que Valerie Steele é directora do Museu no Fashion Institute of Technology (FIT), onde é curadora desde 1997. A conferência em Lisboa irá realizar-se no Auditório Gustave Eiffel, na Alameda das Linhas de Torres, 179.







Viaggio in Italia

Imagem
C de Cat(woman)! 
Catita! 
Catarina! Cristina! 
Casa. Cristal. Cubo.
Há mais (letras;) na Tipoteca.

História das mulheres

Mujerícolas: 10 Mujeres Revolucionarias que no estudiarás en lo...: La historia a menudo tiende a pasar por alto las contribuciones de las   Mujeres Revolucionarias que han sacrificado su tiempo y...

Mulheres fortes.

Inaugura brevemente O Círculo Delaunay

Imagem
Dia 19, no Centro de Arte Moderna,
                                               Fundação Calouste Gulbenkian.


Ana by herself = ana salazar

Imagem
É uma apresentação de regresso! ao futuro, pois claro, não tivesse a assinatura Ana Salazar. Eis no Público, o texto de Joana sobre Ana.


Ontem como hoje, reencontrar as propostas de ana by ana salazar dirigidas às passerelles das nossas cidades é sempre um prazer. Continuam lá os jogos de geometria acentuados por assimetrias, o preto total, as formas longe do corpo, as rendas colocadas de modo a desenharem a pele com o desenho de sombras, como convém. Uma peça-frente-colar de Valentim Quaresma relembrou uma colaboração de longa data (20 anos!) entre o criador de jóias e a criadora de moda. Muito bonito Ana! Muito bonito Cristina Barradas. Toda a equipa que produziu o desfile de ontem num hotel da baixa lisboeta está de parabéns. Chapeau(x)!



UZB apresenta...

Imagem
Aqui está ele! O  terceiro livro da série «Casas» editado pela Uzina Books.

Para uma matinée em contexto de interiores ;) O apartamento. De Billy Wilder (1960).

Sufragistas!

Imagem
Ana de Castro Osório, e Carolina Beatriz Ângelo, médica, primeira mulher a votar em Portugal a 28 de Maio de 1911.

Estreia nos cinemas (NOS) dia 5 de Novembro «Suffragettes»/As Sufragistas, da realizadora Sarah Gavron, argumento de Abi Morgan, produção de Faye Ward e Alison Owen.




the real thing

Imagem
halloween style: the best of me is you ;)
babe patrícia shows how to do it.






ensaio geral

Imagem
eu e as minhas babes


dada veneza style

2 girls