Música e imaginários partilhados: nacionalismos, comunidades e canto em coro
30 de Outubro a 1 de Novembro de 2014
Acolhimento e organização: Universidade de Aveiro e INET-MD (Portugal); co-organização: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Itália), eUniversidadde Rioja
Oradores principais
RuthFinnegan – The Open University, Reino Unido; Mário Vieira de Carvalho – Universidade Nova de Lisboa; Salwa Castelo-Branco – Universidade Nova de Lisboa
Chamada de propostas
Os estudos de Philip Bohlman propõem uma abordagem à temática do nacionalismo e da construção da “nova” Europa a partir de “múltiplos ângulos” de modo a abranger a pluralidade de actores e práticas musicais que intersectam e fracturam as identidades nacionais.No que diz respeito ao estudo da música e dos nacionalismos, não se trata de uma mera questão de géneros e repertórios, ou de narrativas hegemónicas, mas também da forma como os músicos negoceiam as suas próprias nacionalidades em contexto performativo.
Os nacionalismos coexistem com iniciativas da sociedade civil de mobilização de comunidades e grupos em torno de atividades musicais regulares, como a prática do canto em coro, com impacte na sociedade, seja propondo modelos alternativos de integração social ou individual, novas ordens sociais ou utopias. O nosso interesse reside na exploração de processos que propõem novos modos de estar-no-mundo, a interiorização de valores, a ritualização de comportamentos e de novos papéis sociais (incluindo os papéis de género).
As políticas culturais associadas às ideologias e regimes nacionalistas condicionaram a criação e performance musical, assim como a recepção de música.A interpretação e pesquisa do repertório marcado pelos nacionalismos representa um desafio para os músicos actuais, e o conhecimento do contexto e das suas práticas pode também fundamentar performances desse repertório e estimular o desenvolvimento de projectos de pesquisa artística.
Convidamos à submissão de propostas inseridas nos seguintes temas:
1– Música e nacionalismos: abordagens críticas
2 – Humanidades partilhadas/sentimentos de totalidade: práticas decanto em coro, rituais e protagonistas
3 – Performance e ritual numa terceira esfera: participação musical, associações culturais e música comunitária
4 – O corpo e a prática: práticas performativas e contextos
Para além dos temas acima propostos, podemos considerar submissões que explorem outros aspectos relacionados com nacionalismos musicais, comunidades e canto coral.
As propostas deverão ser submetidas através do envio de resumo, em português ou inglês, com um máximo de 350 palavras para os seguintes formatos:
Comunicações (20 minutos de duração): as propostas deverão ser acompanhadas de um currículo sucinto curriculum (ca. 100 palavras) do proponente, e incluir entre 3 a 5 palavras-chave
Painéis: a submissão deve incluir um resumo geral, para além dos resumos individuais, com informação como como acima descrito para comunicações individuais; um painel deve ter a duração de 1 hora e meia, incluindo discussão
Recitais-conferência (duração máxima de 45 minutos): as propostas deverão indicar a duração exacta e incluir informação como acima descrito para comunicações individuais Os resumos devem ser enviados para:DECA-musicanomeio@ua.pt
O prazo limite para envio de propostas é 15 de Julho de 2014.
Os resumos serão avaliados pelos membros da comissão científica e os resultados dessa avaliação serão divulgados em início de Agosto de 2014. O prazo para envio de artigos para as actas do congresso (apenas para os autores aceites) é 3 de Novembro de 2014.
International conference
Music and shared
imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing
October 30th-November
1st, 2014
Hosted and
organized by the University of Aveiro and INET-MD (Portugal), and co-organized
by the Federal University of Rio Grande do Sul (Brazil) ,Centro Studi Opera
Omnia Luigi Boccherini (Italy), and the University of Rioja (SPAIN)
Keynote speakers:
Ruth Finnegan – The Open University, UK; Mário Vieira de
Carvalho – Universidade Nova de Lisboa; Salwa Castelo-Branco – Universidade
Nova de Lisboa
Call for papers
Philip
Bohlman’s writings about music, nationalism and the construction of the “new” Europe
proposed a “multitude of angles” that comprehended the plurality of actors and
musical practices that weave and fray national identities. In relation to the
study of music and nationalisms, this is not merely a question of genres and
repertoires, and top-down narratives, but also how musicians negotiate their
own nationalities in performance.
Nationalisms
coexisted with civil initiatives, which organize communities to regularly play
music/sing, institutionalizing a non-professional musical practice, like choral
singing, promoting different models of social/individual integration, testing
new social orders or utopias. Our interest lies in the ways in which those
musical performances and rituals constructed specific ways of
being-in-the-world, conveying ways of expressing ideals, transmitting values,
ritualizing behaviors, and experiencing social roles (including gender
roles).
Cultural
policies associated with nationalistic ideologies and regimes conditioned
musical creation, musical performance and reception. Interpreting and
researching repertoire that bears the mark of nationalism presents a challenge
to musicians nowadays, and the understanding of the context and its practices
can be the basis for the study of period performance practices, but also for
the development of artistic-research projects.
We invite
researchers to submit proposals within the following themes:
1– Music
and nationalisms: critical approaches
2 – Shared
humanity/ feelings of wholeness: choral singing practices, rituals, and protagonists
3 –
Performing and ritualizing a third sphere: musical participation, cultural
associations and community music
4 –
Practicing and embodying: performing
practices and contexts
In addition
to the above themes, we also welcome proposals exploring other aspects of music
nationalisms, communities and choral singing.
We
welcome abstracts,in
Portuguese or English, of no more than 350 words for:
Paper
presentations (max. length 20 minutes): submissions should be accompanied by a
short curriculum (approx. 100 words) of the presenter, and include 3-5 keywords
Pre-formed
Panels: please
submit a general abstract and individual abstracts for each named speaker, and
a short curriculum of each of the presenters, and include 3-5 keywords. Panels
should last 1 hour and 30 minutes, including discussion.
Lecture-Recitals(max. length 45 minutes):
submissions should specify
exact length
and be accompanied by a short curriculum of the presenter, and include 3-5
keywords
Abstracts
should be sent to DECA-musicanomeio@ua.pt
The
submission deadline for paper presentations, panels, and lecture-recitals is July
15th, 2014.
Abstracts
will be reviewed by a panel, and presenters will be advised as to their
acceptance or otherwise by the beginning of August, 2014. The deadline for the
submission of proceedings articles (accepted authors only) is November 3rd,
2014.
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