10.3.07




PARTE II
Depois de um final de tarde a correr, A Cidade das Mulheres chegou ao Museu de História Natural um bocado depois de já ter começado o desfile de Nuno Gama. Nada a fazer, senão esperar pelo próximo: Filipe Faísca (n.Moçambique, 1964), um quase histórico da moda de Lisboa, que esteve muitos anos «recolhido» em atelier, sempre a trabalhar para teatro ou de forma personalizada. Aqui, para o Museu de História Natural trouxe uma colecção exemplar, que intitulou «clássico rural». Foi aos tempos da adolescência passada no Alentejo, que se seguiu ao seu regresso de África, e deixou que certos modos no trajar invadissem a sua coleção, como o chapéu sobreposto ao lenço na cabeça (para mulher e para homem). O desfile abriu com um coro de vozes femininas (banda sonora rural/urbana/pop) e todo ele foi uma elegia à moda que não esquece a raiz popular do traje. Mais à frente A Cidade das Mulheres mostrará imagens deste recuperar da etnografia by Faísca.
Entretanto, a noite avançou com Lion of Porches (colecções agora desenhadas por Maria Gambina, mulher, e Fernando Nunes, homem) e finalmente com a nossa muito esperada Ana Salazar. Não podia ter sido melhor. Um desfile lindíssimo, claro e escuro, as manequins a entrarem no escuro, avançando no claro, até ocuparem toda a passerelle do princípio ao fim (direcção de passerelle: Paulo Gomes). Uma colecção preenchida de silhuetas estruturadas, cheia de drapeados, de volumes e detalhes, e materiais de alta costura, a que se juntaram as jóias para vestir de Valentim Quaresma. Os anos 40 pairaram nesta apresentação, a que se somaram outras referências da BD, da mulher-fatal, mas, sobretudo, «a força está na alma, na essência do que é fundamental», como escreveu Ana.
[Em cima, fotografia de Rita Carmo do desfile de Ana Salazar.]

10 de Março: 12h00 José António Tenente; 14h30 Ricardo Dourado / LAB ; 15h30 Ricardo Preto / LAB; 16h30 Lara Torres / LAB; 17h30 Katty Xiomara; 19h00 Luís Buchinho; 20h00 Miguel Vieira; 21h00 Delphine Murat / Guest Designer

Cristina L. Duarte

Sem comentários: