escrita olhares perspectivas críticas ensaios artes género feminismos sociologia moda
25.11.25
«DE LUTO E EM LUTA»
Hoje, 25 de Novembro – Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, continua a ser um dia de luto e de luta.
Ontem, realizámos no Porto, a nossa Conferência de Imprensa de Lançamento do Relatório Preliminar 2025 do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA-UMAR) que obteve intensa cobertura dos media.
Contabilizamos até 15 de Novembro de 2025, 24 mulheres assassinadas em Portugal.
Destas, 21 são femicídios – mortes que resultam de violência de género. Foram ainda registadas 50 tentativas de assassinato, das quais 40 tentativas de femicídio (infografia pode ser consultada aqui).
Estas são algumas das razões pelas quais nunca ficaremos indiferentes à violência praticada contra as mulheres. Isto é um flagelo e não nos calarão!
Além do atendimento e acompanhamento técnicos prestados diariamente a vítimas de violência doméstica, sexual e de género, a UMAR realiza de forma constante várias iniciativas e activismo pelo país, de combate e prevenção da violência contra as mulheres e raparigas.
Neste seguimento, esta 3.ª feira, 25 de Novembro, retomaremos as ruas em força, com o lançamento da Campanha DE LUTO E EM LUTA pelo CAM-UMAR (concelhos de Seixal e Almada) e em diversas Marchas e Homenagens alusivas a este Dia Internacional.
P'la UMAR
Subscrever:
Comentários (Atom)