8.5.08

Reciclar e arrumar

Uma nova vida espera os livros já esquecidos nas prateleiras. Nos dias 13 e 14 de Maio, entre as 10h e as 20h, podemos entregar aquelas obras que começam a ganhar pó, para simplesmente trocar por outras ou contribuir para enriquecer o espólio de bibliotecas públicas nacionais ou de países de expressão portuguesa.
Ao aderir à iniciativa «Passe a palavra, deixe um livro…» os/as visitantes da feira do livro da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa(FCSH/UNL) estarão igualmente a adoptar uma atitude amiga do ambiente. «A troca de um livro usado por outro ou mesmo a sua doação contribui directamente para uma poupança de matérias-primas na impressão de um livro novo», sublinha Maria José Roxo, do Grupo de Ambiente da FCSH.
«Esta é uma forma inovadora de R.A. – ou seja, reciclar e arrumar! É uma questão de pensar naquele livro, que não se lê, ou que se pensa ler um dia sabendo-se que nunca vai ser lido. Queremos partilhar conhecimento, tanto mais que há pessoas que hoje não lêem porque não têm o que ler», remata Isabel Lousada, da ADAp – Área de Apoio à Publicação da FCSH.
A 2ª edição da Feira do Livro, que se realiza no ano em que se assinala o 30º aniversário da FCSH, não se esgota nesta iniciativa. No local do certame estarão representados cerca de 30 editores/livreiros com as mais recentes novidades e os clássicos de sempre. A destacar na quarta-feira de manhã, dia 14 o lançamento do livro Falar de Mulheres. História e Historiografia, pelo grupo de investigação Faces de Eva - Estudos sobre a Mulher cuja apresentação estará a cargo de Zília Osório de Castro, professora catedrática da FCSH-UNL, historiadora e membro da Academia Portuguesa da História.
Estão também previstas sessões de autógrafos de Filipa Abreu, autora do livro Confissões dum Erasmus.
Este evento organizado pela ADAp da FCSH em parceria com a GS1 Portugal-CODIPOR, conta com apoio da Imprensa Nacional Casa da Moeda, Plano Nacional de Leitura Ler +, Fundação Calouste Gulbenkian e a CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, entre muitos outros.

Sem comentários: