31.12.08

Sisters!



Sisters are doing it for themselves, Aretha Franklin e Annie Lennox

Boa viagem por 2009! Boas entradas!

In memoriam

Conhecido na história da moda como o homem pioneiro do conceito unisexo ligado ao pronto-a-vestir, o costureiro Ted Lapidus criou a sua etiqueta em 1951, mas foram os Sessentas que revelaram o seu trabalho de linhas claras e estilo militar. Na fotografia (em cima), a manequim posa à porta da sua loja de Paris, em 1964, um ano após ele se ter tornado membro de La Chambre Syndicale de la Haute Couture. A sua roupa acessível deu-lhe o epíteto de «designer da rua» o que mostra o papel de relevo que desempenhou na democratização da moda. Lapidus despediu-se ontem deste mundo, em Cannes, aos 79 anos. A sua marca é gerida na actualidade pelo filho Oliver Lapidus. Rose Torrente-Mett refere-se ao seu irmão como o primeiro designer da Nova Vaga/New Wave.
Após o serviço funebre de sexta-feira, ele descansará no cemitério de Père Lachaise, ao lado de tantas outras figuras da cultura como Oscar Wilde, ou Jim Morrison. (em baixo, Ted Lapidus, em 1967)

29.12.08

Rita


Rita Barros apresenta até dia 10 de Janeiro «Presença da Ausência» na Galeria Pente 10-Fotografia Contemporânea, em Lisboa (Travessa da Fábrica dos Pentes, 10). De terça a sábado, das 15h às 20h. A Cidade das Mulheres recomenda.
Um beijo de feliz 2009 a quem visitar esta «cidade», por vezes um pouco parada (como outras), por vezes agitada, como tantas.

23.12.08

sister

Boy George & Antony and the Johnsons, You are my sister

mãe natal, cá estou eu


Hoje na cidade das mulheres recebi um presente! dentro da fita, trazia consigo um poema: de Eugénio de Andrade.

Os melhores presentes são aqueles que transportam poesia consigo: poesia das palavras, dos gestos, dos beijos que se trocam. das palavras. amigas. obrigada. feliz natal.

22.12.08

O novo livro de Toni

«A mercy» é o mais recente livro da escritora americana Toni Morrison. O New York Times, pela pena de David Gates, disserta sobre a autora e a sua recente novela passada no século XVII. O jornal tem na sua página ainda uma entrevista video com Toni a propósito da sua recente obra, bem como sobre a vitória de Obama.

18.12.08

natal de mobilização

Artistas solidários reúnem-se de 18 a 23 de Dezembro no IV Natal Social na Crew Hassan. Tendo como objectivo angariar bens para instituições de solidariedade social como os Médicos do Mundo, a Associação Cultural Africana ou a revista Cais, entre outros, a Crew Hassan organiza a feira mais divertida e consciente deste Natal. Mais de 100 artistas de várias expressões juntam-se para animar esta feira onde se privilegia o comércio justo e a gastronomia vegetariana, em simultâneo com concertos e workshops durante 6 dias, entre as 16h00 e as 2h00 da manhã. Com a doação de comida, roupa, brinquedos, material escolar ou por um euro solidário, poderá desfrutar da animação, distribuída este ano por três pisos (CrewHassan - Cooperativa Cultural, 16h-2h, Rua das Portas de Sto Antão 159 1º Lisboa ).

Quinta-feira, 18 Dezembro
Concertos
José Mário Branco, Isabella's Bop
Video por X
Workshop livre de Forró
Djs & Live
Sexta-feira, 19 Dezembro
Concerto
Umadjam
Video por Uninvited Crew
Teatro "O Primeiro Milagre do Menino Jesus"
Djs & Live
Sábado, 20 Dezembro
Concerto
Tó Trips
Djs
Video por Goma Vect Machine e Lisbon Spektrum
Domingo, 21 Dezembro
Concertos
Flak, O Cão da Morte,
Morna
Video por Disturb, Marcelo Silva
Performance "
Butterflie Soulflow"
Workshop "
Tertúlia e Cicloficina" (14:30 ás 02:00 piso 0)
Djs & Live
Segunda-feira, 22 Dezembro
Concerto
Enapá 2 (Manuel joão vieira, Elvis Ramalho e Rogério Savora),
Press Play (live)
Video por The Edge (dub video connection)
Workshop Livre de Forró
Djs & Live
Terça-feira, 23 Dezembro
Concerto
Duas Semi Colcheias Invertidas, Mick Mistura Pura Mengucci
Video por user in Orb
Djs & Live
Festa de Encerramento, 24 Dezembro - 00:30
Crew Hassan Deejays

natal igualitário




















17.12.08

Observatório das desigualdades

Está hoje a decorrer o FÓRUM PESQUISAS (Auditório B203 - Ed. II, ISCTE, Lisboa, Av. das Forças Armadas), este ano dedicado à temática das desigualdades sociais (10.00-17.00) .
11.00 Conferência: “Desigualdade salarial e trabalhadores de baixos salários”
Carlos Farinha Rodrigues
11.30 Debate
11.45 Intervalo para Café
12.00 Mesa “Mercados de trabalho: regulação institucional e práticas”
Luísa Oliveira (Coordenação), Helena Carvalho, António Dornelas e Paulo Pedroso
12.45 Debate
13.00 Almoço
14.00 Mesa “Classes sociais e estilos de vida”
José Luís Casanova (Coordenação), Susana da Cruz Martins, Bernardo Coelho e Ana Caetano
14.45 Debate
15.00 Mesa “Gerações de desigualdade no Portugal contemporâneo”
Maria das Dores Guerreiro (Coordenação), Patrícia Ávila, Rosário Mauritti, Frederico Cantante e Margarida Barroso
15.45 Debate
16.00 Balanço dos Trabalhos
João Teixeira Lopes e Gilberta Rocha

auguri!


16.12.08

Na tela com...

O grupo de investigação Faces de Eva - Estudos sobre a Mulher, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai realizar mais uma das suas sessões culturais, desta vez motivo para a projecção do filme «Laura» (2006), realizado por Graça Castanheira, e dedicado à actriz Laura Soveral. A sessão realiza-se amanhã, dia 17 de Dezembro (quarta-feira), às 18h30, no Auditório 1 (Torre B, 1ºPiso - na Avenida de Berna, 26 C), seguindo-se uma conversa com a realizadora.

11.12.08

PARABÉNS manoel

Parabéns Manoel de Oliveira (n.1908) ! Uma vida num século. Hoje tem sido dia de trabalho e em rodagem. Lá por fazer anos, ele não tem de parar. Eça agora! ... são as «Singularidades de uma rapariga loura», um conto de Eça de Queirós que o cineasta está a filmar em Lisboa.


9.12.08

Há 60 anos nascia a Carta dos Direitos Humanos


A 10 de Dezembro comemora-se o 60º Aniversário da Carta dos Direitos Humanos. Documento de referência para os Estados, organismos e pessoas individuais, em sociedades que se assumem como democratas, justas e solidárias, a Carta Universal dos Direitos Humanos motiva o encontro que se realiza amanhã no Instituto de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), em Lisboa (Rua Rodrigues Sampaio, 3, r/c), a partir das 17h00.
A Associação para o Planeamento e para a Família (APF), por ocasião da vinda a Portugal de Kadhy Koita, Presidente da EuroNet - Stop FGM, e da iniciativa conjunta que assinala o dia 10 de Dezembro, convida todas as pessoas e organizações interessadas a participar no Encontro que terá lugar nas instalações do IPAD. O programa temático apresenta dois painéis: «Requisitos e Mudança - Saúde, Educação e Formação Profissional», 17h30, moderador: Manuel Augusto Correia, com Nuno Gradim, Lisa Vicente, Luísa Arsénio Nunes, e Maria Viegas; «A Sociedade Civil, os Direitos Humanos e a Mutilação Genital Feminina», 18h15, moderadora: Manuela Sampaio, com Maria Abranches, Catarina Frade Moreira e Ibraime Baldé.

8.12.08

Florbela Espanca



Florbela Espanca nasceu a 8 de Dezembro de 1894 e morreu neste mesmo dia, em 1930, colocando um ponto final na sua vida.

reSTA-NOS A SUA ESCRITA e a sua poESIA.

O dia não podia terminar sem aqui falar dela. Em «Diário do último ano», a última entrada diz respeito a 2 de Dezembro: «E não haver gestos novos nem palavras novas».

7.12.08

In memoriam António Alçada Baptista

Morreu hoje o escritor António Alçada Baptista (1927-2008). Da sua vasta obra literária A Cidade das Mulheres escolheu como homenagem deixar-vos aqui o início do livro «O Tecido do Outono», dedicado aos seus filhos e filhas: «Não é possível contar esta história sem que, uma vez por outra, coisas como a solidão e a morte aflorem às linhas da escrita, mas vou fazer o possível para escrever tudo isso sem solenidade. É que, a certa altura, a vida é outra e o próprio passado não é bem aquilo que a gente viveu porque, em cada tempo, há uma forma de olhar, e aquilo que vivemos não está no mundo, está na maneira como olhámos para ele.» (1999)
Alçada Baptista legou-nos uma obra que continuará a ser estudada certamente; entre muitos outros livros, não posso deixar de mencionar também o romance «Os Nós e os Laços» (1985), por onde passei no âmbito de uma pós-graduação em «Estudos sobre as mulheres».

5.12.08

Ideia curiosa...



Um dos maiores violinistas do mundo, Joshua Bell, tocou numa estação de metro em Nova Iorque e... quase ninguém deu por ele. Somente uma mulher reconheceu a música...(e dirige-se a ele no final do seu desempenho musical).
Durante os 45 minutos que tocou, Joshua teve um público em trânsito, bem diferente daquele que pagou para o ouvir no Symphony Hall de Boston onde os bilhetes podem chegar aos 1000 dólares. No metro, um dos maiores violinistas do mundo, executou peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares...
A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.

Aniversário da declaração universal dos direitos humanos

Os «60 Anos da Declaração Universal: Novas Fronteiras dos Direitos Humanos"» são a matéria de um Workshop no dia 10 de Dezembro, pelas 14h30, no Auditório Afonso de Barros, ISCTE, em Lisboa. Este ano assinala-se portanto o 60º aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O DINÂMIA – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e a Secção Autónoma de Direito, do ISCTE, convidam-nos a estarmos presentes num seminário de reflexão sobre os desafios e as oportunidades que se colocam no contexto da discussão contemporânea da Declaração Universal. O seminário compõe-se de duas sessões: a primeira é aberta à participação dos jovens investigadores e bolseiros do DINÂMIA e aos estudantes do ISCTE e apresenta trabalhos em diversos formatos: comunicações, vídeo, poesia ou música; a segunda sessão conta com a presença de um painel de oradores convidados.
Em Coimbra, a AJPAz – Acção para a Justiça e Paz irá apresentar as suas publicações «ART. º ♀ - Das Raízes da ParticipAcção» e «Somos Diferentes, Somos Iguais – Diversidade, Cidadania e Educação» igualmente no dia 10 de Dezembro, pelas 18 horas na Livraria Almedina do Estádio Cidade de Coimbra. Para apresentar os livros estarão presentes o sociólogo João Teixeira Lopes, e o historiador Luís Mota.

Jazz contra o racismo

No dia 13 de Dezembro, pelas 21.30, há concerto no Centro Cultural de Cascais, a favor de SOSRacismo, contando com as participações de Maria Anadon, Sylvie C. (na foto), Francisco Henriques, Maria Morbey, Rogério Pires, José Soares, Sopralto, Victor Zamora. Direcção Artística: Maria Viana.



2.12.08

20 Faces de Eva

A edição 20 da revista Faces de Eva é lançada nesta quarta-feira, dia 3 de Dezembro, às 19h00, em Lisboa. A sessão levará até ao Instituto Franco-Português este grupo de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apoiada pela Embaixada de França e pelo Instituto Franco-Português, a presente edição tem como tema de capa a filósofa, escritora e feminista Simone de Beauvoir (1908-1986).