10.6.09

Bom dia de Portugal

Hoje, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades são distinguidas 37 personalidades, em cerimónia a decorrer em Santarém. Entre as condecoradas, encontra-se Ana Hatherly (n.1929), por quem a cidade das mulheres tem uma grande admiração. Por causa dela, as nossas ruas encontram-se hoje polvilhadas de poesia. De «O cisne intacto» (1980/81) incluído na colectânea «Um calculador de improbabilidades», editado pela Quimera em 2001, deixo-vos aqui hoje este poema:

saber
é saber saber-te
sabermo-nos unir

unirmo-nos
é conhecermo-nos
sabermos ser

por fim sermos
é sabermos
sabermo-nos

conhecermos
a surda áspide

Ana Hatherly é especializada em Literatura e Cultura da Época Moderna (séc.XVI-XVII). Doutorou-se em Literaturas Hispânicas del Siglo de Oro na Universidade da Califórnia, em Berkeley, antes de começar a leccionar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1984. Ela é sem dúvida um dos grandes nomes do experimentalismo poético, cuja época de maior actividade se situou entre os anos 60 e 80. A artista foi condecorada com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D.Henrique.

2 comentários:

A Lusitânia disse...

Cris, sim, se há alguma justiça à nossa língua, a Portugal, é a nossa Ana Hatherly. Parabéns também a ti por lhe dedicares este texto.

paula roush disse...

cris, obrigada pela lembranca e pela poesia
e feliz dia de pt