11.9.09

O manifesto feminista

A apresentação pública do Manifesto Feminista 2009 será feita em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, dia 14 Setembro, pelas 11h00.
87 medidas
… um Manifesto Feminista
…. para uma sociedade mais igualitária!


Num momento tão importante como o das eleições – legislativas e autárquicas, a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta realizou audições públicas em várias regiões do país junto de diversos sectores de mulheres, de associações, de movimentos sociais, de jovens, para procurar ouvir as vozes de quem tem algo a dizer, a reivindicar, a integrar numa agenda feminista que se pretende ampla e em permanente re/elaboração.

Destas audições surgiu o Manifesto Feminista 2009 que pretende confrontar os partidos políticos que concorrem às eleições – legislativas e autárquicas - de 2009 com um conjunto de questões que integram a agenda política feminista para os próximos tempos, em temáticas como o tráfico de mulheres; violência de género e conjugal; condições sociais para a paridade; discriminações na área do trabalho; desigualdades salariais entre mulheres e homens; maternidade/paternidade; usos e gestão do tempo; direitos ambientais; sexismo na linguagem e nas atitudes; educação; saúde; direitos LGBT; mutilação genital feminina; direitos das mulheres imigrantes; participação política, social e económica; situação das mulheres que prestam serviços sexuais; as questões do cuidado com idosos/as e crianças; a valorização dos estudos feministas e de género.

Nestas 10 áreas fundamentais, são enumeradas 87 medidas urgentes e imprescindíveis para a construção de uma sociedade mais justa, livre e igualitária.

A apresentação pública do Manifesto Feminista decorrerá em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian (Av.de Berna, 45 A), no dia 14 de Setembro, segunda-feira, pelas 11h, na sala 2. Foram convidados todos os partidos políticos e principais líderes, bem como pessoas de diversos sectores sociais, culturais e políticos.
Contactos UMAR: 21 887 30 05; umar.sede@sapo.pt

Sem comentários: