Participantes do programa Inov-Art - promovido pela Direcção-Geral de Artes, do Ministério da Cultura - apresentam dia 19 de Janeiro em Barcelona, no Eixample, Camisa: um acontecimento artístico com exposição, performance e música.
a história da camisa:
Cerca de trinta camisas foram encontradas na rua, todas do mesmo tamanho, todas com o mesmo feitio. Sentiu-se o impulso que algo público teria que vir daí. Obteve-se a visão de que aquele conjunto de camisas seria um objecto para uma criação artística única e diversificada. Intervir pessoalmente na camisa, como ser único e individual, marca a nossa presença em algo que será nosso e que terá a nossa marca, e ao mesmo tempo em algo que foi produzido em espírito de equipa, onde todas as ideias contam e toda a criatividade tem lugar.
É a camisa que torna este projecto global e pretende integrar todos os participantes do Inov-Art de uma forma colectiva. Uma camisa foi enviada para cada país que demonstrou previamente o seu interesse no projecto (por 2 ou mais pessoas), ou seja, foi atribuída uma camisa por país. Neste, a camisa deverá circular entre as cidades onde se encontram estagiários.
Cada participante deverá escolher uma loja de comercio tradicional do centro de Barcelona (por exemplo uma loja de bacalhau, de caramelos, de chapéus, etc.) e realizar um projecto de site-specific a partir não só do objecto ou ideia de CAMISA, mas também do universo sugerido pela própria loja, rua, ou qualquer elemento específico do local. Cada uma das lojas de acolhimento do projecto Camisa estará assinalada num mapa/flyer de divulgação do evento global Camisa: constituindo um percurso pelo centro da cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário