
In memoriam Geraldine (Hoff Doyle), a mulher por detrás do ícone feminista. Com 84 anos, ela despediu-se do mundo dos vivos no domingo passado.
escrita olhares perspectivas críticas ensaios artes género feminismos sociologia moda
A agenda feminista 2010 (ed. UMAR e Faces de Eva) despede-se do corrente ano e dá lugar a outra agenda: a das artes & feminismos para 2011. Ainda à luz de «As mulheres e a República», ficamos a saber que no dia 27 de Dezembro de 1925 o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (CNMP) escolhia Adelaide Cabete para representar a agremiação no Congresso Feminista de Paris, que viria decorreria em Maio de 1926.
O segredo do desenho à vista é desenhar o que está à nossa frente e não o que achamos que deveria ser. Parece simples, e na realidade é, mas intuitivamente transformamos e simplificamos o mundo a nossa volta. Aqui reside o conflito quando vamos desenhar. É necessário aprender a ver. Esta aptidão tem aplicações em todas as áreas e desenvolve o pensamento criativo. Desenhar é uma forma de expressão artística; a experimentação de diferentes materiais e técnicas é parte integrante desta introdução à vasta e fascinante disciplina. Duas artistas, dois pontos de vista irão fazer deste curso uma experiência enriquecedora.



No seguimento do que vem acontecendo desde 1997, realizar-se-á nos dias 13 e 14 de Dezembro o VIII Encontro de Sociologia dos Açores, subordinado ao tema «Transições Sociais na Modernidade», com a realização de quatro painéis: 1. Cultura, Valores, Identidades, 2. Trabalho e Emprego, 3. Poderes e Políticas, 4. Família e População.
Inaugurou ontem em Lisboa a exposição «as cidades de Vieira da Silva/ Arpad Szenes» no Museu da Electricidade (Central Tejo).