29.9.11

hoje...

... todos os caminhos vão dar ao Centro de Cultura e Intervenção Feminista da UMAR, em Alcântara Rio, a partir das 18h00.

28.9.11

olhar a imigração com arte





No mesmo dia em que começa o festival Imigrarte realiza-se o debate «Olhares e narrativas sobre migrações em Portugal»: 30 Setembro, 18:30, na Fábrica Braço de Prata, organizado por Cristina Santinho, Stephan Dünnwald e Isabel Boavida.. Este debate integra-se nas actividades associadas à exposição O Grande Salto – Migração e retorno no Mali (a visitar na FBP, até 2 de Outubro).

27.9.11

cinema social

Dedicado ao debate, o Projecto Lei convidou o realizador Pedro Neves a mostrar o seu filme-documentário Os Esquecidos e a falar sobre um problema social cada vez mais evidente em Portugal: a pobreza. A exibição do filme está marcada para as 18h30 do dia 29 Setembro de 2011: «São casos escondidos atrás de muros, de janelas e portas fechadas, de portões ferrugentos, de paredes que caem, de tectos que não existem. É gente que tropeçou no entulho e na desilusão, na privação, na perda, na angústia. É gente que foi empurrada dos sonhos para o chão. É gente como a gente poderia ser.»


Projecto lei, Rua do Passadiço, 68 a 72, Lisboa.

26.9.11

In memoriam Wangari Maathai

A ambientalista, cientista e activista dos direitos humanos Wangari Maathai faleceu ontem em Nairobi. Foi fundadora do movimento Green Belt em 1977, e Nobel da Paz em 2004. RIP Wangari Maathai.


You cannot protect the environment unless you empower people, you inform them, and you help them understand that these resources are their own, that they must protect them.

W.M.

25.9.11

Ter ou não ter uso

«Useless» é o tema da ExperimentaDesign, a 6ª bienal que coloca Lisboa mais uma vez no mapa do Design e de outras disciplinas que se querem em diálogo: a semana de inauguração começa a 28 de Setembro, mas o programa fica à nossa disposição até Novembro. Um destaque entre tantos outros que se podem fazer: integrada nos projectos Tangenciais, a exposição PIN Anonimum, organizada pela Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea, inaugura no Lounging Space da EXD'11, que ocupa agora o espaço do Antigo Tribunal da Boa-Hora (Largo da Boa-Hora, 13), em Lisboa. Vamos dar uso à bienal ;)

21.9.11

a revolução das mulheres na arte

Women art revolution (2010) de Lynn Hershman Leeson, passa amanhã no queer lisboa, pelas 21h30, no cinema São Jorge, onde está a decorrer até 24 de Setembro o festival de cinema gay e lésbico de Lisboa. Nesse sábado, é projectada às 19h a longa-metragem de Yony Leyser William S. Burroughs: A Man Within (2010).

Poema X























Poema-Xisto, M.T., 2011



20.9.11

«O Feminismo é coisa de jovens? »

Na Quinta-feira, 22 de Setembro, às 16h30, no Centro de Cultura e Intervenção Feminista da UMAR, em Alcântara, realiza-se uma tertúlia sobre jovens feministas na Europa, onde se irá partilhar experiências a propósito do acampamento de jovens feministas da Marcha Mundial das Mulheres. O que une e separa as jovens feministas, as expectativas inerentes à realidade de cada país, e o que cada uma traz à Marcha Mundial das Mulheres enquanto movimento são os tópicos da tertúlia.


Organização: Coordenação portuguesa da MMM.-- Marcha Mundial das Mulheres Portugal


UMAR - CCIF - Rua da Cozinha Económica, Bloco D, Alcântara, Lisboa.


19.9.11

Cinema no Campo Alegre




As “Terças-feiras Clássicas” continuam com os filmes dos anos 60 de Alain Resnais. Na sua terceira longa, e a primeira a cores, o realizador contou de novo com a colaboração de um nome maior das letras do seu tempo, o escritor e editor Jean Cayrol, que já havia escrito o texto de “Noite e Nevoeiro”. Em MURIEL OU O TEMPO DE UM REGRESSO, de Alain Resnais, argumento e diálogos de Jean Cayrol, com Delphine Seyrig, Jean-Pierre Kerien, Nita Klein, Jean-Baptiste Thierrée (França, Itália, 1963), Festival de Veneza 1963, Prémio Melhor Actriz (Delphine Seyrig) e Prémio da União Internacional da Crítica “é ainda da memória que Resnais, pela voz de Cayrol, nos fala” (B. Pingaud, Artsept).

«Muriel: há duas memórias ainda, cada uma marcada por uma guerra, Boulogne, a Argélia. Mas desta vez cada uma compreende várias toalhas ou regiões de passado que apontam para personagens diferentes: três níveis à volta da carta de Boulogne (aquele que escreveu a carta, aquele que a enviou ou não, aquele que não a recebeu), dois níveis à volta da guerra da Argélia (o jovem soldado e o dono do hotel). É uma memória-mundo, com várias personagens e com vários níveis, que se desmentem, se denunciam ou se engolem mutuamente.»
Gilles Deleuze, A Imagem-Tempo, Cinema 2, Assírio & Alvim

quinta, 22 Setembro
18h30, A MORTE DO SR LAZARESCU / Moartea domnului Lazarescu
de Cristi Puiu (2005)

sexta, 23 Setembro
18h30, 12 : 08 A LESTE DE BUCARESTE / A fost sau n-a fost?
de Corneliu Porumboiu (2006)

sábado, 24 Setembro
18h30, 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS / 4 luni, 3 saptamâni si 2 zile
de Cristian Mungiu (2007)

domingo, 25 Setembro
18h30, CALIFORNIA DREAMIN’ / Nesfarsit
de Cristian Nemescu (2007)

segunda, 26 Setembro
18h30, AURORA
de Cristi Puiu (2010)


teça, 27 Setembro
A GUERRA ACABOU / LA GUERRE EST FINIE
de Alain Resnais (1966)

quarta, 28 Setembro
18h30, THE REENACTMENT / Reconstituirea
de Lucian Pintilie (1968) (dvd, leg. Inglês)



Teatro do Campo Alegre - Porto - 22 606 30 00

hoje



13.9.11

A mistura dos saberes







Para além dos mestrados em Estudos sobre as Mulheres (na Nova, em cima) e na Universidade Aberta, destacam-se aqui as Pós-graduações em Antropologia da Saúde (ISCTE), Culturas Visuais Digitais (ISCTE), o mestrado em Psicologia das Emoções (ISCTE), e ainda o mestrado em Artes Cénicas (FCSH/UNL).

Já na próxima quinta-feira, 15 de Setembro, María de la Paz Ballesteros, da Universidade de Salamanca, vem até à Universidade Nova de Lisboa fazer duas intervenções, a partir das 15h.

Super-Artista incógnita em Pinhel



quando te olhas ao espelho...

O projecto para o mestrado em pintura do jovem artista Roberto Benevides Martins The Dorian Effect tem como objectivo analisar a posição do conceito de Belo no contemporâneo, apresentando a medicina estética como uma das suas forças matrizes. Na pintura a óleo de 10 telas, o autor inspirou-se em celebridades que escolheram a alteração do corpo ou do rosto, pelos meios da cirurgia estética, a fim de atingirem a perfeição física (personificando, assim, a beleza). A composição destas obras é influenciada pela estrutura dos cartazes de publicidade, já que este canal de comunicação é um dos meios que mais ajuda a incutir vontades e a criar ideais. Estas telas serão expostas nas ruas do centro da Lisboa, de 20 a 27 de Setembro de 2011. A campanha de promoção ao projecto decorre até 19 de Setembro, e após a exposição das telas, o projecto terá uma after-expo, a 28 de Setembro, no Clube Ferroviário.

Vítor Alves Brotas
The Dorian Effect
910 127 923 vab.tde@gmail.com
skype: vabtde

5.9.11

«rentrée» cinéfila

TERÇAS-FEIRAS CLÁSSICAS DO TEATRO DO CAMPO ALEGRE
ciclo ALAIN RESNAIS : Cinéma et Mémoire
HIROSHIMA MON AMOUR / HIROSHIMA MEU AMOR, de Alain Resnais
6 Setembro, 22h (bilhetes 3,50 euros)