7.5.12

programa fora do centro


Na história, a condição da marginalidade decorre da evidência da ordem. Marginal é o desordenado, descentrado, ameaçador, periférico, diferente. Nas práticas sociais, nas formas artísticas ou nos projectos políticos, ser marginal (ou estar nas margens) traduz uma posição negativa, por oposição ao que se apresenta como central, dotado de força e de exemplaridade.
A negociação entre sistema e margem, radicalizada talvez pela evidência do que Foucault afirma sobre o século vinte, o ser humano ‘pensar o impensável’, caracteriza muito do que significa, presentemente, ser ou estar nas margens. O que aí reside parece dotado de um grande poder de atracção, potenciando outros regimes de significação, abrindo portas a novos paradigmas e afirmando pontos de vista informados por realidades e conceitos plurais, mesmo quando radicalmente distintos.
É de tudo isto um pouco que o ciclo subordinado ao tema ‘marginalidades’ se faz. Margens deslizantes, centros ambivalentes, cruzamentos e transgressões. Na programação destacamos um belíssimo espectáculo de teatro de marionetas centrado em Prometeu, figura mítica da transgressão. Uma exposição, de Andrea Inocêncio, dedicada à figura feminina e à busca de uma sua concepção heróica, isto é, liberta e libertária, que a apresenta à prova de fogo e de bala. E mais uma etapa do ciclo de cinema dedicado às Sexualidades, desta vez com filmes que nos confrontam com as muitas faces da marginalidade naquele domínio. Mas há mais cinemas, pois regressam os filmes no largo e, claro, o convite para virem até São Vicente! Os ciclos são para si, apareça em Évora!

Sem comentários: