2.7.14

«Falar da Vida»

Curso sobre  Abordagens biográficas, de memórias e histórias de vida.
Com Idalina Conde, Professora no ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa e investigadora do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.


Este curso apresenta uma perspectiva multifacetada para abordagens biográficas com recurso a testemunhos pessoais e colectivos, orais e escritos, documentais e iconográficos. Convoca as histórias de vida nas ciências sociais, especificidades de percursos e discursos, mas a par de mais registos. A tradição literária, diarística e auto/biográfica contribui igualmente para a reflexão sobre vidas e as suas narrativas, assim como metamorfoses em formas contemporâneas para falar da vida, do “eu” e de “nós” no ciberespaço e nos media – de écrans tradicionais e entrevistas jornalísticas, a narrativas digitais e mais usos dos novos suportes.
O curso decorre em dois módulos. O primeiro reúne coordenadas para o tema, referências e metodologias. O segundo foca narrativas, como se elaboram, estruturam, o que dizem e como. Os eixos da memória, identidade, subjetividade e reflexividade atravessam os módulos, havendo em cada um ilustrações com pesquisas e casos. Neste elenco, diversificado em termos sociais e culturais, também se considera a condição feminina e artística. Mulheres artistas de que se evocam algumas com marcas de singularidade na nossa história e actualidade (de Josefa d’Óbidos a Sarah Affonso e criadoras contemporâneas), entre outras figuras (Frida Kahlo e Sophie Calle, por exemplo).
O curso destina-se a professores, investigadores e estudantes; profissionais de instituições e projectos associados à história oral, histórias de vida, condição feminina, arquivos e documentos pessoais; biógrafos, escritores, jornalistas, editores; autores, artistas, programadores e curadores interessados pela vertente biográfica; público em geral com o mesmo interesse

Programa

Módulo I - Abordagens biográficas
Perspetivas, diversidade e complementaridade
A vida em dimensões, contextos, conteúdos e narrativas
Modos de fazer: materiais, metodologias e análises
Ilustrações com pesquisas e casos

Módulo II - Memórias e narrativas
A vida como discurso e discurso sobre a vida
Eixos da narrativa: self-telling e self-making
Figuras, enredos, arquiteturas, evidências, registos
Ilustrações com pesquisas e casos

Funcionamento, local e inscrições
O curso abrange 12 horas de formação, 6 para cada módulo, com o seguinte calendário e horário:
Módulo I – Abordagens biográficas, dia 12 de Julho, sábado, 10:00 – 13:00 / 14:30 – 17:30
Módulo II – Memórias e narrativas, dia 19 de Julho, sábado, 10:00 – 13:00 / 14:30 – 17:30

Local:
Espaço cedido na UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta
Rua da Cozinha Económica, Bloco D, Espaços M e N, Lisboa

 


Sem comentários: