28.9.07

Cibelle



Tom Waits Green Grass by Cibelle

25.9.07

Construção da igualdade

No âmbito do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres da Universidade Aberta, na próxima sexta-feira, dia 28 de Setembro, pelas 17h00, realiza-se naquela universidade uma conferência de Regina Tavares da Silva, membro do Comité CEDAW – ONU e Perita do Conselho da Europa. «A Construção da Igualdade na Acção dos Organismos Internacionais» é o tema de Regina Tavares da Silva, que iniciou a sua actividade na Comissão para a Política Social relativa à Mulher, embrião da Comissão da Condição Feminina - onde criou o Centro de Documentação e Biblioteca, que se tornou o primeiro acervo de publicações, nacionais e internacionais, sobre as mulheres e a igualdade - , posteriormente Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres/CIDM (que presidiu entre 1986 e 1991), actual Comissão para a Igualdade de Género/CIG. Do seu contacto com o que acontecia internacionalmente, adveio um interesse pelos Estudos sobre as Mulheres, tendo Regina Tavares da Silva contribuído para a dinamização desta área de investigação em Portugal. Como corolário desse interesse, veio a publicar em 1999 a obra intitulada A Mulher - Bibliografia Portuguesa Anotada (Monografias, 1518-1998). Uma conferência a não perder, em Lisboa, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Rua da Escola Politécnica, 147).

24.9.07

Faz-se luz... sobre o tecido


Um novo tecido vai ser apresentado dia 27 de Setembro, no Porto, vindo da Universidade de Harvard (EUA), pela mão da investigadora Sheila Kennedy. O têxtil em causa é mais do que ficção científica: a realidade é que é luminescente, armazenando energia por exposição ao sol. Criado por Sheila Kennedy, o tecido produz luz suficiente para ler, trabalhar e iluminar à noite. A investigadora é convidada da conferência de inauguração do Colóquio internacional «Desenhar a Luz» [Auditório da Fundação de Serralves e Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto].

Na fotografia: Colecção Ricardo Dourado Outono/Inverno 2007/08

22.9.07

Outono



Madeleine Peyroux, «I'm all right»

21.9.07

ModaLisboa|Estoril

A ModaLisboa lança as suas redes no próximo mês de Outubro na Cidadela de Cascais.
Num novo apeadeiro, surge uma espécie de renovação do seu mais actual bilhete de identidade, produto de um protocolo entre a associação ModaLisboa, a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Turismo da Costa do Estoril. O check in será a 11 de Outubro, para um movimentado calendário de quatro dias, antecipando as cores das colecções para a Primavera-Verão 2008. «Move»!

20.9.07

Acorda Lisboa

Um movimento com este nome é promissor; para já, está a organizar hoje numa junta de freguesia (a de S.João de Brito) um festival de cinema e video arte: «Primeiras - Tribos Urbanas». É entre as 21h00 e 23h00, numa rua muito conhecida da cidade das mulheres, a Conde de Arnoso (nº 5 ). São 10 curtas! Películas ficcionais e video arte, por um euro. Aqui fica o desafio para ir espreitar o que de novo se faz em termos de artes visuais em Portugal e não só. O Movimento Acorda Lisboa anuncia: «Não fiques pr´aí no sofá numa quinta-feira à noite, e antes que se faça Outono, vem gozar o fim de Verão num cinema ao ar livre!»

SAIA ROSA CABELO COMPRIDO(Doc.), Realização: INÊS REBELO ANDRADE/DIOGO AURELIANO/ ZÉ BERNARDINO – 15 '.
O BEIJO DEPOIS DO ADEUS, Realização: ESTC/PEDRO HOMEM) – 10 '.
ATTACK OF ANXIETY, Realização: EMMA BENNET/UK) – 5 '02'' (em língua inglesa, não legendado)
O RAPAZ E O CARRO(Doc.), Realização: ESTC/MÁRCIO LARANJEIRA – 15 '.
ECLIPSE OF THE MOON, Realização: LEONARDO ULLIAM/UK – 4 ' 35'' (não legendado) QUERIDO CARLOS ALBERTO, Realização: ESTC/AURORA RIBEIRO) – 13'.
CABS, Realização: JON KLEIN/UK– 4' 16'' (não legendado).
NO FIM DO MUNDO (Doc.), Realização: ESTC/MARIANA GALVÃO – 13 ' .
UNTITLED, Realização: ANNETTE HABEL/UK – 4 ' 16'' (não legendado).
INQUÉRITO PRIVADO, Realização: HENRIQUE BENTO – 13 '.

Moda | Londres II

No âmbito da Semana da Moda de Londres, Cathy Horyn do NYT afina a lupa sobre a moda inglesa.

Fátima

Um pequeno grande amor é o segundo livro de Fátima Lopes que chega agora às livrarias. Com edição da Esfera dos Livros, a obra será hoje apresentada em Lisboa, pelo professor Marcelo Rebelo de Sousa, no Salão Nobre do TNSC, às 18h30.


18.9.07

Moda | Londres


Colecção Diamonds and Pearls Primavera/Verão 2008 de Julia Clancey.
Semana da Moda de Londres (que vai no quarto dia de desfiles).
Amanhã o calendário da London Fashion Week começa com Betty Jackson (9h30).

Contar histórias

A Leonor vai contar histórias a crianças dos cinco aos oitos anos, na nova livraria da Oficina do Livro (ao lado do café Nicola, no Rossio) em Outubro, ao sábado: 13, 20 e 27 de Outubro. Sempre às 11h30!

[Para mais informações, eis o contacto da Leonor altenreiro@gmail.com]

17.9.07

Mostra Jovens Criadores

Está a decorrer no Pavilhão 3 do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL, na Junqueira) a Mostra Nacional de Jovens Criadores. O Desfile de Moda realizou-se ontem, ao final da tarde. «O espaço estava original! Era uma sala grande toda com relva verdadeira. Tinha no mesmo espaço uma exposição de fotografia com peças de design e a zona do desfile ao fundo, com as cadeiras para ver o desfile em cima da relva. Foi giro», disse Miss Soares.
Para hoje à noite está previsto o concerto de bandas (às 22h00). Esta é a mais abrangente exposição de jovens artistas portugueses ( 72 trabalhos escolhidos entre cerca de 600 oriundos de todo o país), onde são premiados os melhores de cada área de criação que, posteriormente, irão representar Portugal na Bienal de Jovens Criadores Euro-Mediterrânica, a realizar-se em Alexandria, no Egipto.
Tanto a Mostra Nacional de Jovens Criadores, que já vai na sua 11ª edição, como o Concurso de Jovens Criadores, são uma organização conjunta da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, do Instituto Português da Juventude e do Clube Português de Artes e Ideias.
O concurso visa incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas artísticas. Hoje e amanhã, a Mostra decorre entre as 9h00 e as 19h00.

Jornadas do Património



No dia 29 de Sembro, por iniciativa da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, inaugurará no Museu Municipal pelas 16h00 uma exposição sobre «Miróbriga: o Tempo ao longo do Tempo - História e Historiografia», que conta com a colaboração da Direcção Regional da Cultura, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, promovidas em Portugal pelo IGESPAR.
Um dia antes, a 28 de Setembro, pelas 16h, haverá um encontro em Miróbriga, com o escritor João Aguiar que falará da herança romana, bem como Filipe Themundo Barata e Francisco Lobo de Vasconcelos.

11.9.07

Vintage



Mulheres e pobreza

A Presidência Portuguesa da UE apresenta hoje um relatório sobre «Mulheres e Pobreza», no seguimento de dois dias de reunião do Grupo de Alto Nível para o Mainstreaming de Género, uma reunião a decorrer no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. As conclusões desta primeira fase de trabalho sobre os indicadores de pobreza serão apresentadas hoje às 17h30 pelo Secretário de Estado da Presidência, Jorge Lacão, nas Instalações Permanentes da Presidência Portuguesa da UE. O Grupo de Alto Nível para o Mainstreaming de Género é um grupo informal formado por representantes de alto nível responsáveis pela promoção da igualdade de género. Presidido pela Comissão Europeia, o grupo reúne duas vezes por ano e tem como tarefas o planeamento estratégico de actividades e políticas em igualdade de género a implementar pelas presidências da União Europeia. Portugal está neste momento a trabalhar nos indicadores da pobreza no âmbito dos objectivos da Plataforma de Acção de Pequim.

10.9.07

Previsão



A Galeria Reverso apresenta dia 15, pelas 17h00, «Preview», uma antevisão do trabalho realizado por quatro novas autoras da joalharia: três recém-graduadas do curso de joalharia do Ar.Co,Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, e uma do Royal College of Arts, em Londres.
Alexandra Rodrigues (foto em baixo), Ana Margarida Carvalho e Sónia Graça (foto em cima), terminaram o Plano de Estudos Básico do Curso de Joalharia do Ar.Co e Margarida Matos finalizou o Mestrado em Joalharia no RCA, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, após terminar em 2004 o Plano de Estudos Básico no Ar.Co.
São quatro novas propostas no campo da joalharia de autor, que traduzem ideias em objectos de pequena escala, transportáveis no corpo: jóias que denunciam uma intimidade, um segredo, uma memória ou um lugar. São peças que, para além de objectos de eleição do corpo, definem uma relação de afecto, antes de tudo, com a sua criadora e mais tarde com aquele/a que as vai usar. Estas quatro autoras estabelecem com o seu trabalho uma relação de grande cumplicidade, da qual não se pode dissociar as suas experiências, as suas questões, dúvidas, procuras, paixões, obsessões, gostos.
Galeria Reverso – Rua da Esperança, 59/61 1200-655 Lisboa



8.9.07

Música na cidade II



The Cinematic Orchestra, «The man with the movie camera».
Música para uma versão editada do filme de Dziga Vertov (1896-1954), «The man with the movie camera», 1929.

Música na cidade





The Cinematic Orchestra, «To Build a Home».

5.9.07

«Logo existo»

Logo à noite passa o documentário «Logo Existo» de Graça Castanheira, na Rtp :2, com fotografia de Cláudia Varejão, direcção de produção de Mariana Roxo, Som de Pedro Semedo e Bruno Dias, montagem de Graça Castanheira e Cláudia Varejão, produção de François Gonot.

História das mulheres


Segunda-feira, dia 10 de Setembro, realizar-se-á uma mesa redonda denominada «European Comparative Women's History, XX century», na Sala Polivalente do Instituto de Ciênciais Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL na Av. Prof. Anibal de Bettencourt, em Lisboa), pelas 17h00.

4.9.07

Teresa em Atenas

Teresa Salgueiro canta hoje em Atenas, no palco do Odeon de Herodes Atticus - Acrópole, na estreia de «Silence, Night and Dreams», do compositor polaco Zbigniew Preisner para orquestra, coro e solistas. A obra será interpretada por Teresa Salgueiro e por Thomas Cully, acompanhados pela Orquestra de Música Contemporânea da rádio e televisão públicas da Grécia, pelo Coro da Universidade de Atenas e por instrumentistas de grupos oriundos da Polónia, Suécia e Reino Unido.

Ao lado: Teresa fotografada por Carlos Ramos, para uma exposição do criador de moda José António Tenente, «Maioridade».


Na sombra da lua

Estreia esta semana nos EUA o novo documentário «In the Shadow of the moon» que, 38 anos depois, conta a história do programa Apolo e da corrida para chegar à lua. Com novas descobertas espaciais pela frente, a humanidade terá futuramente alguns desafios no capítulo da exploração e produção de minério a partir de metereoritos. Serão capítulos de episódios futuros para uma nova série de pioneiros espaciais - ou vaqueiros/as espaciais. Para já, aqui está uma história de hoje relatada no NYT, por John Schwartz.

V i M u s

A Póvoa de Varzim vai receber o festival ViMus entre 6 e 9 de Setembro. Da programação de obras audiovisuais fazem parte três formatos - telediscos, videoconcertos e videodocumentários. A programação incluirá uma integral da obra videográfica de José Pinheiro, co-realizador do documentário «Brava Dança», com Jorge P.Pires (na foto), um especial sobre os filmes do realizador espanhol Carlos Saura, uma retrospectiva dos realizadores de telediscos espanhóis comissariada por Luis Cerveró e um conjunto de videoclips, concertos e documentários de nomes como os portugueses Boss AC, Sam the Kid, Moonspell, Micro Audio Waves, Buraka Som Sistema, Blasted Mechanism, Valete, Pedro Abrunhosa, David Fonseca, entre muitos estrangeiros. «Brava Dança», passará dia 9 de Setembro, domingo, pelas 18h30, no Diana Bar, Póvoa de Varzim.

3.9.07

Devendra



A descoberta de hoje na cidade é Devendra Banhardt - já conhecia uma fotografia dele feita por Jean-Baptiste Mondino, com um vestido Gaultier.....que lhe ficava a matar. Muito transgénero, penso. Mas agora a descoberta do video traz outro panorama... em movimento. E a voz, que é mesmo muito interessante. «I feel like a child».

1.9.07

Cinema na cidade

Em Lisboa, a Cinemateca Portuguesa regressa de férias e para este início de Setembro a Cidade das Mulheres destaca os seguintes filmes:
«Mooladé», 2004, do senegalês Ousmane Sembène (1923-2007-2004), 120', um filme sobre excisão feminina que surge na programação da Cinemateca In memoriam do «primeiro cineasta de envergadura a aparecer em África». É segunda-feira, dia 3 de Setembro, 19h30, Sala Luís de Pina; «A vida de O'Haru», de Kenji Mizoguchi, 1952, 140', filme centrado sobre «a vida de uma mulher em rota de colisão com os valores morais e sociais do seu tempo». É Terça-feira, dia 4, pelas 15h30, sala Dr.Félix Ribeiro. Às 21h30, na mesma sala, «O Joelho de Claire», 1970, de Eric Rohmer, 100', um dos seis contos morais deste realizador. O filme inscreve-se numa selecção de filmes In memoriam do actor francês Jean-Claude Brialy (1933-2007), que inclui também «Une femme est une femme», 1961, de Jean-Luc Godard, 80', dia 5, pelas 19h00, com Anna Karina e Jean-Paul Belmondo.