29.9.08

«Na rua ninguém manda»

Pode ser vista até dia 30 no ISCTE (no Centro de Investigação em Antrolopologia - CRIA), em Lisboa, a exposição de fotografia «Na rua ninguém manda», que reúne imagens de Lorenzo Bordonaro & Helton, de crianças de rua em Cabo Verde.

«As fotografias foram tiradas por mim e por Helton no Mindelo (São Vicente), Cabo Verde, no Verão de 2007. Helton tem 16 anos. Fugiu para a rua com 10 anos, e é hoje o que se costuma chamar um ‘menino de rua’.
Estas imagens - onde o meu e o seu olhar se cruzam - fazem parte da tentativa de oferecer uma imagem das crianças de rua que, sem negar as dificuldades e os constrangimentos das suas vidas, nem as suas situações familiares às vezes dramáticas, visa valorizar a sua capacidade de acção, a sua autonomia e independência.
De facto em Cabo Verde, muitas crianças de rua rejeitam com força toda forma de internamento, todas as tentativas de limitar, condicionar ou intervir nas suas vidas. Esta resistência ao abandono da vida na rua aponta para um aspecto frequentemente ignorado: apesar das dificuldades e da violência que a caracterizam, a vida de rua oferece às crianças oportunidades, vantagens e prazeres, que as famílias e menos ainda as instituições de acolhimento podem garantir.
Até que ponto podemos impor os direitos? Qual é o limite entre protecção e correcção? Estas crianças têm de ser tiradas da rua mesmo se for contra a vontade delas? Quais são os intentos morais por trás da intervenção ‘humanitária’? » (L.B.)
Apoio: Câmara Municipal de Miranda do Douro

Sem comentários: