10.10.09

A NOSSA selecção

viva! a moda tem este efeito inebriante em mim. é verdade. não há que esconder. então se juntarmos um pouco de brio nacional, é certinho. gosto de soletrar bem os-nossos-criadores. No feminino e masculino.
Hoje na ModalisboaEstoril apresentam-se na passerelle da cidadela de Cascais «v!ctor» que assinava há um ano ou pouco mais uma etiqueta bastante interessante designada «filho bastardo». Agora o dito filho faz uma etiqueta em nome próprio, inspirada nesta colecção nos acontecimentos da Grécia - Watch the Greek - como se de um diário se tratasse: «noite de sábado», «domingo», «segunda-feira». Mostraremos aqui em breve esta colecção pós-pós helénica.
O dia continua com Katty Xiomara, que estabelece as suas analogias visuais entre a flor e a mulher: «traduzimos esta mestria das suas vestes; a construção por camadas, as infinitas texturas, o universo de matizes, o delicioso toque e a sua negligenciada elegância.» Depois é a vez de «aforest» (18h), a etiqueta de Sara Lamúrias, que nos dará a conhecer uma nova colecção, «ouvrage», de peças feitas à mão em crochet, a que se segue Luís Buchinho (19h00), e Nuno Baltazar (20h00).
Em dia de céu azul e reflexão – na moda ou fora dela – a noite cai ao sabor de Ana Salazar (21h00). A cidade das mulheres estará lá para testemunhar mais uma colecção da nossa pioneira da moda. «Light enough» é o tema da sua colecção Primavera/Verão 2010.
Muitas fotos vão chegar – fresquinhas e boas, directamente da objectiva de Rui Vasco, fotógrafo oficial da ModaLisboa – nos próximos dias. Precisamos de vos mostrar aqui o banho de multidão que foi ontem à noitinha o desfile do José António Tenente, que tinha um DJ «in the house», muito funk, e era isso mesmo que JAT queria.
Entretanto, quem andar pela cidadela neste fim de semana terá muitos motivos de interesse para lá estar: convívio, luz, cor e acção, e ainda a objectiva de Rita Carmo, que fotografa convidados/as a seu bel prazer, sobretudo quando têm características de «tribo urbana». De seguida, expõe as fotografias,quais instantâneos da moda.

Legenda da foto de grupo: em cima, da esquerda para a direita, Lara Torres, Sara Lamúrias (aforest), Vítor Bastos (V!ictor), Eugenia Tabakova e Pedro Noronha-Feio (White Tent), um pormenor retirado da fotografia-poster, pertencente ao fanzine distribuído pelos designers de moda no seu desfile na sala «Lab», cuja contracapa serve aqui de fundo ao passe de imprensa que a cidade das mulheres utiliza no interior dos desfiles desta 33ªedição da ModaLisboa, dedicada à Primavera/Verão de 2010, e sob o título fashion force. Que a força esteja convosco, que é o mesmo que dizer...

Sem comentários: