24.2.11

notícias que valem a pena (ler)

Amanhã será lançado no Porto o livro «A igualdade de mulheres e homens no trabalho e no emprego em Portugal. Políticas e Circunstâncias», com organização de Virgínia Ferreira, pelas 18h00, na Sala de Reuniões do CIIE (sala 120), da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Rua Dr. Manuel Pereira da Silva). A apresentação da obra estará a cargo de Maria do Pilar González (Faculdade de Economia da Universidade do Porto).
O Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto promove o Workshop «Introduzir a Igualdade de Género no Reinventar de Lideranças» no dia 9 de Março, pelas 10h00, na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, junto ao Bar dos Professores), destinado a líderes locais ou pessoas em lugares de tomada de decisão. Partindo da questão de como o poder e a liderança se entrecruzam com a igualdade de homens e de mulheres, este workshop foi pensado para criar um espaço onde possamos abrandar, reflectir e trocar experiências, através da metodologia 'Aprendizagem pela Conversa' (Conversational Learning de Baker, Jensen e Kolb), conversando para “encontrar novos sentidos” e “deixar emergir novos conhecimentos”, permitindo o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a realidade, promotor de práticas inovadoras. A equipa de dinamização do workshop será constituída por Cláudia Múrias e Raquel Ribeiro do projecto Lideranças Partilhadas. A inscrição é gratuita, mas sujeita a limite de participantes (até às 9h00 do dia 3 de Março), para liderancas@gmail.com

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) realizará um seminário subordinados ao tema «Mulheres na Ciência: Contributo para o crescimento inteligente». O evento terá lugar no dia 2 de Março, pelas 14h30, nas instalações do CIEJD, no Palacete do Relógio, ao Cais do Sodré, em Lisboa.
Esta iniciativa é uma realização conjunta do CIEJD e da Equipa Interdepartamental para a Igualdade do MNE, em colaboração com o Instituto Diplomático, e que pretende assinalar as Comemorações do Centenário do Dia Internacional da Mulher. O seminário abordará o quadro da situação actual das investigadoras portuguesas e a importância do eixo Investigação para o desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e inovação, no quadro da nova Estratégia Europa 2020. A inscrição é feita previamente através do endereço
inscricoes@ciejd.pt
O 10º Congresso da Associação Europeia de Sociologia, ESA Social Relations in Turbulent Times ocorrerá em Genebra, 7 a 10 de Setembro, e os resumos podem ser submetidos até 8 de Março.
Bom dia internacional da mulher ;)

Sem comentários: