17.3.11

...na ciência, na cultura e na arte


Decorre hoje e amanhã no Auditório Sedas Nunes do ICS (Av.Prof.Anibal Bettencourt, 9) a conferência «At the margins of Europe? Muslims in Finland, Ireland and Portugal» com a participação de professores/as e investigadores/as das universidades de Lisboa, Cork, Helsínqui, Copenhaga, Londres, Berlim.

A partir das 14h, na Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desenrola-se o ciclo de conferências internacionais «Políticas de igualdade de género: contextos, vozes e desígnios», realizado pelo Centro de Estudos Sociais e pela Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Hoje participam na conferência (que terá uma segunda sessão dia 7 de Abril) Michael Baum («A paridade na política - genealogia de uma lei»), Regina Tavares da Silva («Políticas para a igualdade de género: progressos, obstáculos, desafios... um ponto de situação»), Rosa Monteiro («Fases e metamorfoses do feminismo de Estado em Portugal»), de quem será ainda lançada a obra «A emergência do feminismo de Estado em Portugal» (CIG, 2010).

Começou ontem na Bilioteca-Museu República e Resistência (BMRR) o «Ciclo comemorativo do centenário da República - efemérides» com a conferência «A abolição da pena de morete em Portugal: 1852-1976», por Luís Sottomaior Braga, num ciclo de conferências mensal a decorrer até dia 3 de Outubro, dia da morte da médica e sufragista Carolina Beatriz Ângelo (f.3.10.1911), a primeira mulher a votar em Portugal (a 28 Maio 1911), numa conferência por Regina Tavares da Silva. Outras conferências neste ciclo: «O grupo das treze. Contra a superstição e o fanatismo religioso» por Natividade Monteiro, dia 18 de Maio, e «Carolina Michaellis de Vasconcellos - A primeira professora catedrática portuguesa», por Manuela Dellile, dia 21 de Junho. Sempre às 18h30.

Dia 18 de Março de 2011, às 17h00, realiza-se no Instituto Franco-Português a Conferência da escritora Marie Célie Agnant, subordinada ao tema “Immigration, integrátion et Condition Féminine: perspective canado-haitiennes”, contando com a presença da Embaixadora do Canadá, Anne-Marie Bourcier. Esta conferência é organizada pelo Centro de Estudos das Migrações/CEMRI, UAb, em parceria com a Embaixada do Canadá em Lisboa, e insere-se no âmbito da programação da Festa da Francofonia, a decorrer até 21 de Março.
Entre 23 e 26 de Março irá ter lugar em Istambul o Fórum de ONGs, organizado pela Conferência Internacional de Organizações Não-Governamentais do Conselho da Europa, cidade que irá aliás receber em Maio a Cimeira Global das Mulheres, entre 5 e 7.
Na Holanda, Utrecht, para Abril, entre 8 e 10, está marcada a conferência «Feminist Legacies - Feminist Futures».

Sem comentários: