17.5.11

Masculinidade(s)

«Linhas Imaginárias: Questões e Representações de Masculinidades em Equador» é o título da conferência que Daniel Matias dará na quinta-feira, dia 19 Maio, pelas 18h30, na FCSH/ UNL (torre B, auditório 2, piso 3), na avenida de Berna, 26 C.


Daniel Matias analisou a obra literária Equador da autoria de Miguel Sousa Tavares numa perspectiva de género. Atendendo à literatura existente sobre a matéria, procurou realizar-se uma reflexão sobre as masculinidades existentes na obra, nomeadamente como são construídas e apresentadas na sua relação, quais os lugares do feminino na obra, e como se constroem as relações de poder entre as personagens. Empregando a teoria crítica feminista, procurou analisar-se quais as ideologias presentes no texto em termos de género, através de uma apresentação das dicotomias existentes, revelando assim as contradições e paradoxos que presidem às construções de género. Tendo sido concluído que a obra tem por base um projecto democrático, sugerimos pistas em como esse projecto poderá alcançar maior expressão através de uma compreensão mais pertinente das relações de género e de como estas, na sua intersecção com outras dimensões sociais, constituem elementos fundamentais para uma participação fulcral do Outro no desenho de uma sociedade mais justa.

Daniel Matias é Mestre em Psicologia Comunitária (ISPA) e Mestre em Estudos sobre as Mulheres (FCHS-UNL). Na área interdisciplinar dos estudos de género, os seus interesses de investigação recaem sobre a área das masculinidades, pesquisa colaborativa e teoria crítica, actualmente abordando as relações entre os estudos de género e os estudos (pós)coloniais.

Sem comentários: