18.5.16

Amanhã, e depois


Começa amanhã o colóquio internacional «Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring Spatial Environments by Women Artists in the 1960s and 1970s».

O colóquio pretende explorar, numa perspectiva transcultural, a mobilização do espaço no trabalho de mulheres artistas ao longo das décadas de 1960 e 1970, com um enfoque particular na criação de ambientes.
As diversas características destas obras, os seus diferentes modos de funcionar em articulação com um público participante e as suas várias inscrições estéticas, culturais e políticas, sugerem a necessidade de pensar colectivamente, e no âmbito de uma história da arte de orientação feminista, novas categorias exploratórias para a sua apreensão.
O colóquio contará com a participação, enquanto keynote speakers, de Catherine de Zegher, Directora do Museu de Belas Artes de Gante, na Bélgica – curadora da exposição Inside the Visible: An Elliptical Traverse of Twentieth-Century Art in, of, and from the Feminine no Institute of Contemporary Art de Boston em 1996 – e de Jenni Sorkin, Professora Auxiliar de História da Arte Contemporânea na Universidade da Califórnia-Santa Barbara, autora do livro Live Form: Women, Ceramics and Community (University of Chicago Press, 2016) e co-curadora da exposição Revolution in the Making: Abstract Sculpture by Women, 1947 – 2016 apresentada na galeria Hauser Wirth & Schimmel em Los Angeles em 2016.
A discussão vai envolver um conjunto de historiadoras/es de arte e curadoras/es cujas apresentações irão explorar uma grande variedade de práticas de mulheres artistas, nas quais o espaço desempenha um papel determinante.
Uma iniciativa conjunta do Archives of Women Artists, Research and Exhibitions (AWARE) em Paris e do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, o colóquio é presidido por Camille Morineau, anteriormente curadora das colecções contemporâneas no Museu de Arte Moderna/Centro Pompidou em Paris.
AWARE é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é reintegrar as mulheres artistas do século XX na História da Arte.


Sem comentários: