8.3.08

dia internacional da mulher

Hoje as acções são muitas: as professoras e professores estão numa manifestação que vai ficar para a história. Não são contra a avaliação dos professores, são é contra a política de avaliação.

«Nem mais uma!» é uma acção da Marcha Mundial das Mulheres (coordenação portuguesa) com vista a consciencializar a população para a dimensão da violência doméstica em Portugal. Serão distribuídos folhetos e braçadeiras em Lisboa, entre as 14 e as 17h, no cruzamento Rua 1º de Dezembro com a Rua do Carmo, e em Coimbra , pelas 14h, numa arruada inserida na Rota dos Feminismos, com partida na Igreja de Sta. Cruz e chegada na ponte Pedro e Inês.
A Rota dos Feminismos, uma iniciativa do Congresso Feminista 2008, prossegue entretanto a sua volta a Portugal: Vouzela, Viseu, Coimbra, Santarém, Évora.
«Na política as mulheres são capazes» é um livro com uma nova edição lançado esta manhã no Palácio Foz, pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), seguido de um painel de oradoras sobre «as mulheres e a tomada de decisão política», com moderação de Elza Pais.
A Amnistia Internacional, o Grupo Local 3 - Paço de Arcos apresentam às 17h00
«As Mulheres do Darfur», na Biblioteca Operária Oeirense, uma exposição de fotografia, e sessão vídeo sobre o Darfur, com a participação também do Cramol, e do Grupo Coral Nova Esperança da Comunidade Terraços da Ponte.
«As palavras têm género? » dá o título à iniciativa da livraria Byblos, em Lisboa, que concebeu uma semana Temática à volta do Dia Internacional da Mulher: hoje, pelas 16h00, Contos Contados - Homenagem a Maria Keil, A Árvore que dava Olhos» - João Paulo Cotrim (texto), Maria Keil (ilustrações); 18h30 - Debate «As palavras têm género?» por Lídia Jorge e Francisco José Viegas, moderação de Isabel Lucas.
Hoje ainda, pelas 19h30, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ) vai realizar um jantar de festa e comemoração dos seus 20 anos, com actuação do Grupo Coral Feminino «Cantares do Xarrama». Em 1988 um pequeno grupo de Mulheres Juristas decidiu conjugar os seus esforços e vontades para criar uma Associação que lutasse pelos Direitos Humanos das Mulheres.
No contexto desta semana temática sobre as mulheres, ontem, na livraria da Assembleia da República, a Associação Abril, lançou a obra Uma flor por Maria de Lourdes Pintasilgo, em homenagem à nossa única primeira-ministra, e também candidata à Presidência da República.
Mulheres que escrevem, mulheres que lêem é ainda o livro que vai ser lançado dia 14, 18h30, pela 101 noites (Fnac do Chiado).

Sem comentários: