3.9.10

Mulheres e República

Exposição e do Ciclo de Conferências que o grupo de investigação Faces de Eva-CESNOVA da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Biblioteca-Museu República e Resistência e a Câmara Municipal de Lisboa irão realizar entre 2 de Outubro e 15 de Dezembro de 2010, para comemorar o Centenário da Implantação da República.

A República foi preparada e concretizada com a participação activa de centenas de mulheres e foi vivenciada por mais de três milhões de portuguesas.
Perfilhassem ou não os ideais republicanos, elas sustentaram causas, encabeçaram iniciativas, romperam barreiras. Tomassem maior ou menor consciência dos direitos alcançados ou das reivindicações goradas, elas produziram, alimentaram, cuidaram. Enfim, os seus percursos marcaram as trajectórias do país.
Esta exposição, ela própria um lugar de memória, não podia deixar de ser selectiva, criando outros efeitos de luz e de sombra.
Ao sublinhar o papel das mulheres espera-se contribuir para ressignificar o conhecimento sobre o período republicano.

Teresa Pinto

Dar visibilidade à multiplicidade de expressões, percursos e experiências femininas no período da 1ª República é reconstituir os elos de um legado histórico inspirador para os combates a travar no presente, porque as conquistas e direitos adquiridos não estão garantidos para sempre. Valorizar o património da nossa memória colectiva é fortalecer a res publica e a cidadania.

Natividade Monteiro

Sem comentários: