Mensagens

A mostrar mensagens de Março, 2016

Paixões visuais

Tenho do amor profundo e do uso proveitoso dele 

um conceito superficial e decorativo. Sou sujeito a 

paixões visuais. Guardo intacto o coração dado a

mais irreais destinos.

Páscoa feliz

Imagem
Ladainha


Nem que o Amor não fosse
Ressurreição da carne


- Abençoado fosse.


Nem que o Amor não fosse
Elevação da alma


- Abençoado fosse.


Nem que o Amor não fosse
Compreensão da vida


- Abençoado fosse.


Nem que o Amor não fosse
Sinal de Deus aos homens


- Abençoado fosse.


Nem que o Amor só fosse
Meu êxtase contigo,
Teu êxtase comigo


- Abençoado fosse.

Sebastião da Gama
Arrábida, 15-II-50




(In Colóquio Letras, nº 135, 136, Janeiro a Junho 1995, Fundação Calouste Gulbenkian, p.26)

Simone de Beauvoir (1975)

Amá-la

Amália. Medo, por Júlio Resende.

Parabéns ModaLisboa (uma história da moda em Portugal II)

Imagem
Em 1991 eu desdobrava-me em colaborações na imprensa portuguesa (pelo menos naquela que (me ) interessava). Eis o que publiquei numa secção denominada «7 e meio» do extinto semanário Se7e. Os textos em baixo, situavam leitores/as na ModaLisboa, nas duas primeiras edições, O/I 91 /92 e Verão 1992, dando-lhes uma breve viagem ao melhor e ao menos bom (segundo a escriba ; ) daquele que viria a ser o primeiro calendário de desfiles dirigidos à criação de moda em Portugal, de uma forma exclusiva e profissional. Parabéns Modalisboa; pelos teus 25 anos, tiro-te o meu chapéu!




SETE & MEIO


7 PÓLOS POSITIVOS


1 - Os adidos de Imprensa Sylvie Grumbach e Sérgio Coimbra
2 - O trabalho fotográfico de Inês Gonçalves para os catálogos de Ana Salazar e Abbondanza/Matos Ribeiro.
3 - A coreografia "troublante" de Paulo Gomes para a passagem de Ana Salazar.
4 - Os tampões de ouvidos colocados nas cadeiras do teatro para a passagem de Nuno Eusébio.
5 - O catálogo de prestígio da colecção Out./Inv. 91…

Uma história da moda em Portugal (I)

« A última  edição da PORTEX mostrou  uma parte  do futuro da moda portuguesa. Foi de quarta a domingo da semana passada na  Exponor, em  Matosinhos, e o  ambiente sentido era de acalmia antes da tempestade.
    O Forum de Moda PORTEX, espelho e bússola  das tendências para o próximo  Outono/Inverno, ocupava um amplo espaço entre os  dois  pavilhões ocupados pelos 180 expositores nacionais e estrangeiros.  Concebido por uma equipa de estilistas chefiados por Nuno Eusébio - que se encarrega da tarefa pela terceira vez consecutiva -  o Forum revelou-se como um espaço desinteressante, onde ninguém se demorava muito tempo por nada ajudar a concentrar especialmente a atenção. O mesmo já  se não pode dizer do show da PORTEX CHICK, um salão  especializado  de moda íntima, lingerie e banho,  onde  todos os dias se desenrolava  o "show da cueca", como era conhecido entre os industriais. Em ambiente soft-core, o show  coreografado  por Brian MaCarthy tinha sempre uma plateia curios…

Emilie

La revolucionaria y desconocida modista que inspiró el arte de Gustav Klimt (FOTOS): Emilie Flöge no gozó del reconocimiento a su renovador estilo de diseño de moda y su figura apenas empieza a ser recuperada por casas de alta costura, al igual que su memoria

Agenda do oito de Março

Imagem
No próximo dia 8 de Março, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, organiza oSeminário “Mulheres e Ciência”para debater, numa perspectiva multidisciplinar, o papel e a história das mulheres na investigação científica e na educação em Portugal, entre os séculos XIX e XX. O Seminário decorre no Auditório Manuel Valadares, das 10h00 às 17h00
«Aqui morreu uma mulher», uma exposição de fotoreportagem da revista Visão, a inaugurardia 8 pelas 15h30, na Praça Luís de Camões em Lisboa.



A Conferência Final do projecto Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho (CITE e CIEG) terá lugar no próximo dia 9 de Março no Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa.
As Comemorações do Dia Internacional das Mulheres no Salão Nobre da Ordem dos Advogados terão lugar no dia 10 de Março, . Nesta ocasião, a Ordem dos Advogados atribuirá, pela primeira vez, o Prémio “Elina Guimarães”, destinado a homenagear personalidades que se tenham destacado na defesa dos direitos das mulheres e na defesa …

Oito de Março

Imagem
A escolha do dia 6 de Março para assinalar, em Portugal, o Dia Nacional da Igualdade Salarial não foi arbitrária, antes marca o número de dias extra que as mulheres teriam que trabalhar num ano para atingirem o mesmo salário que os homens ganharam no ano anterior.

Efetivamente, para conseguirem ganhar o mesmo que os homens ganham as mulheres, em Portugal, terão de trabalhar mais 65 dias, ou seja, até dia 6 de Março.

Vamos acabar com esta diferença!

Pela igualdade e não discriminação salarial entre homens e mulheres.