9.7.07

Cidade imaginária

A China está a criar uma 'cidade' onde quem manda são as mulheres, mas o facto não passa de entretenimento, no caso, uma atracção turística. Nessa cidade de ficção quem manda são as mulheres, e os homens têm de resignar-se a obedecer, ou ... serem castigados. Segundo uma notícia do Portugal Diário, esta cidade das mulheres está em construção na localidade de Longshuihu, e foi inspirada numa tradição local, segundo a qual, como afirmou o responsável turístico chinês, «as mulheres governam e os homens obedecem. Tradicionalmente, as mulheres dominam e os homens têm que ser obedientes nas províncias de Sichuan e de Chongqing». Portanto, pode aqui dizer-se também que a Oriente nada de novo. A partir do momento em que os casais atravessem as portas desta cidade imaginária, os papéis definem-se sob o lema «as mulheres nunca cometem erros e os homens nunca recusam os seus pedidos». Qualquer «não!» a uma ordem feminina terá como resultado punições, a saber, os homens poderão ser obrigados a ajoelharem-se numa prancha ou a lavarem a louça nos restaurantes. Ora só com ironia se pode argumentar quanto a estas penas...
A cidade estará terminada até 2010, tempo em Portugal para se comemorar os 100 anos da República - falando agora sério.
Quanto a cidades imaginárias há mais uma a despontar, também no mundo do entretenimento, desta feita televisivo. Um reality-show na Alemanha mostra o que aconteceria numa cidade se esta ficasse entregue aos homens, e estes tivessem de tratar das tarefas domésticas durante oito dias. Segundo o Diário Digital este novo programa do canal de TV Kabel 1, todas as mulheres da cidade de Jühnde (no centro da Alemanha) partiram de férias e deixaram os seus maridos a tomar conta da casa. Bom início de história, não acham? Com oito episódios, o programa «Homens sozinhos em casa» irá pretensamente mostrar o que acontece quando os homens têm de cuidar da família. Finalmente, as mulheres daquela cidade podem trabalhar para o bronze numa praia (espanhola), com estadia paga pelo canal de televisão, enquanto os maridos experimentam conciliar o trabalho e a vida doméstica. Ora que grande aventura que vai ser, verdade?

1 comentário:

Aldina Duarte disse...

Fiquei curiosa com ambas as iniciativas... espero que o resultado final sejam relacionamentos de igual para igual, de profundo respeito e paixão natural pela diferença.

beijinho de até sempre!