7.2.08

Dois dias plenos e feministas


O colóquio «Estudos Feministas e Cidadania Plena» irá ter lugar na próxima sexta-feira e sábado, dias 8 e 9 de Fevereiro, em Coimbra, incluindo três conferências plenárias com incidência em áreas distintas do saber (a ciência política, a filosofia e a arte) e três mesas redondas sobre temas em que a cidadania plena das mulheres tem muitas vezes sido particularmente questionada: a maior vulnerabilidade das mulheres nos movimentos migratórios do nosso tempo; a violência a que as mulheres estão sujeitas pela fragilização sexual que lhes imputa a sociedade; o corpo, a sexualidade e os direitos reprodutivos, três valores que sistematicamente têm sido negados às mulheres.
O colóquio (cuja Comissão Organizadora é presidida por Maria Irene Ramalho) destina-se a sublinhar a criação da área de Estudos Feministas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que estuda criticamente a situação das mulheres na sociedade e as suas representações na cultura dominante. No final da primeira década do século XXI, já nem «tudo terá de ser novo», como proclamavam as “Três Marias” no livro apreendido em 1972 pelas autoridades fascistas, Novas cartas portuguesas, de Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa. Muita coisa tem vindo a mudar como resultado das teorias e práticas feministas projectadas na escola, e na sociedade em geral, por um grupo de estudiosas e activistas empenhadas e corajosas. Mas muito há ainda a fazer no que respeita ao despertar e esclarecimento das consciências pela educação e pelo aprofundamento do saber.
Na sexta-feira, o colóquio termina pelas 18h00 com a leitura de poemas por Ana Luísa Amaral, poeta premiada, universitária de grande mérito e uma eloquente voz feminista na nossa cultura.

PROGRAMA
Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2008
9.00 – 9.30: Recepção e Inscrição das/dos participantes
9.30 - 10.00: Sessão de Abertura
10.00 – 11.00: Plenária 1: Carole Pateman (UCLA/ Universidade de Cardiff) “Securing Women's Citizenship: Indifference and Other Obstacles”
11.00 – 11.30: café
11.30 – 13.00:Mesa-redonda “Mulheres e Migrações”
Moderação/comentário: Graça Capinha (CES/UC)
Participantes: Alcestina Tolentino (Presidente da Associação Caboverdeana); Maria do Céu Cunha Rêgo (Jurista); Lígia Évora Ferreira (Univ. Aberta); Teresa Cunha (ESEC e CES)
15.00-16.30:Mesa-redonda “Mulheres e Corpo”
Moderação/Comentário: Teresa Joaquim (Univ. Aberta)
Participantes: Carlos André (FLUC); Isabel Allegro Magalhães (Universidade Nova de Lisboa); Monica Varese Andrade (docente universitária aposentada); Virgínia Ferreira (CES/UC)
16.30 – 17.00: café
17.00 - 18.00: Plenária 2: Fernanda Henriques (Univ. Évora) “Concepções filosóficas e representações do feminino: subsídios para uma hermenêutica crítica da tradição filosófica”
18.00. Leitura de poemas por Ana Luísa Amaral.

Sábado, 9 de Fevereiro de 2008
9.30:Mesa-redonda “Mulheres e Violência”
Moderação/Comentário: Elza Pais (Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)
Participantes:Angelica Lima Cruz (Universidade do Minho);Cecília MacDowell Santos (CES/Univ. São Francisco, EUA); Maria José Magalhães (CIIE – FPCEUP); Teresa Toldy (Universidade Fernando Pessoa)
11.00 – 11.30: Café
11.30 - 13.00: Plenária 3: Rosemarie Buikema (Universidade de Utreque) “The Content of the Form and other Textual Politics”
13.00: Encerramento

1 comentário:

A Lusitânia disse...

Cris, tontamente, alguns amigos meus leêm a minha adesão e a de muitas mulhres ao movimento feministra como algo de quase "antropolódico"! Ora pois, não haviam de o ler assim. Para isso só tenho uma resposta: enquanto no mundo houver uma mulher que, apenas por ser mulher, seja vexada, ultrajada, violentada, segregada, valerá a pena que se continue a reflectir sobre o feminino.
Parabéns pela iniciativa de que dás conta e pelas que tens empenhado a dar a conhecer nesta cidade das mulheres.
Para ti os livros da Lourdes de Castro no Mulheres ao Luar