3.4.08

Julia

O Espaço Karnart acolhe este mês a dupla inglesa de artistas Julia Bardsley e Andrew Poppy. A Cidade das Mulheres teve a sorte de assistir ontem ao primeiro espectáculo, «Trans-acts» de Julia Bradsley, com música de Andrew Poppy, que se repetirá hoje e amanhã (21h00, e sábado, dia 5, pelas 18h e 21h00.
Em três actos - transgressão (exposição), transformação (exposição antecedendo a performance) e transcedência (performance) - somos chamados a viver uma experiência artística, da melhor forma: à volta de uma mesa. Somos um grupo de 12 pessoas e fazemos realmente parte de um espectáculo. Há violência, mas é simbólica; participamos, mas não somos confrontados ou chamados a participar. São utilizados meios plásticos, audiovisuais, artísticos enfim. Há uma actriz (no video) e uma encenadora (Julia, na nossa presença) que veste um tailleur verde, forrado a verde e totalmente instalado, com bolsos e fechos de onde saem... coisas. É como vos digo... a não perder. Acidente ou milagre? É convosco.
Julia Bardsley é uma artista da Artsadmin Associate Artist e já trabalhou como encenadora, realizadora, artista visual e performer, encenando em ópera, teatro e dança. «Trans-acts» é o seu primeiro projecto a solo, no qual a fotografia, o video, os objectos e a performance se interligam. Este é também o primeiro solo de uma série de trabalhos interligados. A segunda peça, «Almost the same», investiga noções de terror, medo, violência. Estará no Espaço Karnart dias 9, 10 e 11, pelas 21h e dia 12 de Abril pelas 18h e 21h. A terceira peça que completará a trilogia, «AfterMaths: a tear in the meat of vision» irá oferecer uma leitura optimista do apocalipse, estreando em 2009 (SPILL). O Espaço Karnart terá dia 13 de Abril, 21h, o concerto «...and the shuffle of things» de Andrew Poppy, a concluir a passagem desta dupla inglesa por Lisboa.

Sem comentários: