28.8.08

Mulheres de toda a Europa

O Lobby Europeu de Mulheres (EUROPEAN WOMEN'S LOBBY/ EWL) expressa a sua grande preocupação pelo sofrimento da população civil e pelos danos causados a esta, incluindo as mulheres, as crianças e a população idosa, nas recentes hostilidades na Georgia, e acolhe positivamente o cessar-fogo negociado pela União Europeia.
O Lobby Europeu de Mulheres opõe-se ao militarismo e à guerra, e confirma que o desastroso impacto da Guerra e do conflito têm um efeito desproporcionado nas mulheres e raparigas, que enfrentam frequentemente violência de género durante os conflitos armados. O militarismo não só inclui conflitos armados como os apoia e, claro, encoraja o apoio financeiro à indústria de armas. O Lobby apela ao diálogo entre as partes envolvidas no conflito da Georgia e ao cessar imediato do conflito, e a toda a sua violência, o mais breve possível.

O APELO
Exortamos a União Europeia e as outras partes envolvidas no conflito a não recorrer à utilização de forças armadas, mas antes a tentar todas as iniciativas de mediação para encontrar uma solução, envolvendo as mulheres, como pilares da sociedade, em todas as negociações de paz e em períodos de manutenção de paz, e a respeitar a resolução 1325 do Conselho de Seguração da UE sobre Mulheres, Paz e Segurança. O Lobby Europeu das Mulheres exorta a União Europeia a melhorar a compreensão do papel das mulheres nas questões dos conflitos armados e a desenvolver uma estratégia e um plano de acção com referência à UNSCR 1325.

Durante o actual conflito entre a Georgia e a Rússia apelamos à UE e aos seus Estados membros, e à comunidade mundial que:

- desenvolvam uma acção urgente no sentido de parar a violência na região;
- planeiem urgentemente assistência humanitária efectiva para as populações afectadas pelas acções militares;
- encoragem e facilitem o diálogo entre as partes envolvidas, garantindo a participação das mulheres nas negociações de paz;
- condenem os actos violentos contra populações civis nos países, especialmente actos violentos contra mulheres e crianças.

O Lobby Europeu das Mulhres - a maior organização de associações de mulheres, reunindo cerca de 2000 ONG’s de mulheres - expressa a sua solidariedade com as mulheres e crianças destas regiões que sofrem com a violência e os conflitos armados.

Mulheres de toda a europa apelam à paz, à justiça e à paragem da militarização, Comunicado de 25 Agosto, Lobby Europeu de Mulheres.

Sem comentários: