13.11.08

Elas e nós

Aforest-design (de Sara Lamúrias) e Lara Torres foram mais uma vez convidadas para representar Portugal na feira de Design Blickfang, este ano a decorrer na Kongresshaus de Zurique, a partir de 21 e até 23 de Novembro. A Blickfang é o maior evento de Design na Suíça e conta com 18.500 visitantes por ano e uma grande afluência de público para assistir aos vários desfiles de Moda. Após ter ganho o prémio para o Melhor Design de Produto na passada edição, em Viena (Outubro 2007), com o projecto «Mimesis», Lara Torres foi agora convidada a integrar o grupo de seis designers portugueses no Lisbon Corner, no qual também estará presente aforest-design. Além da exposição dos seus produtos neste espaço, Lara Torres apresentará em desfile a colecção «Becoming» para o Verão 09, e aforest-design dará também a conhecer o projecto Combo. Com elas, o design português de autor dá mais um importante passo na sua internacionalização.
As mesmas criadoras foram seleccionadas para participar na Primeira Bienal de Design Ibero-Americano. Esta exposição organizada pela Dimad (Associação de Desenhadores de Madrid) revela e potencia as propostas criativas mais representativas e inovadoras do Design Ibero-Americano nas categorias de Design Industrial, Design de Produto, Design de Interiores, Design Gráfico e Design de Moda e Têxtil. Portugal será um dos 22 países convidados a participar no evento, que decorrerá na Central de Diseño del Matadero de Madrid, entre 26 de Novembro de 2008 e 15 de Fevereiro de 2009. Os 20 designers portugueses mostrarão o que de melhor se faz no nosso país nas diferentes áreas do design, estando a moda representada pela Sara e pela Lara. Aforest-design apresentará «Scarf», um dos objectos mais relevantes e revelados desta etiqueta, que tem viajado pelo mundo de forma simples e despretensiosa. Trata-se de uma meada de lã que aforest-design personalizou. Lara Torres mostrará a peça «Mimesis, reprodução de malha jersey em porcelana». O projecto Mimesis é um exercicio experimental e transversal que resultou numa série de peças de vestuário e objectos realizados pela criadora em colaboração com o ceramista Mário Nascimento e a designer de jóias Catarina Dias. O seu propósito é fixar e cristalizar a memória, através de materiais tão dispares como a prata, o latex ou a porcelana.

1 comentário:

devaneante disse...

Olá Cristina, parabéns pelo blog! Descobri-o há pouco tempo, mas desde que o visitei pelo primeira vez, que o visito diariamente. De conteúdos interessantes e com uma escrita leve. Atrevo-me a felicitá-la pelos seus livros, "Moda", "15 Histórias de hábitos" e "Ana Salazar-Uma biografia Ilustrada", espero que se trate da mesma pessoa... (",)
Continuação de bom trabalho