10.11.08

era um vez uma ilha...

O Seminário Final do Projecto Vamos Utopiar irá realizar-se na próxima quinta-feira, 13 de Novembro, pelas 16h30, na sede do Graal em Lisboa. Este Projecto foi desenvolvido numa parceria entre o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI I.P.), a Associação de Melhoramentos e Recreativo do Talude (AMRT), a Associação Guias de Portugal (AGP), o Graal e a Empresa de Trabalho Temporário Lusotemp, por uma causa comum: a participação igualitária de imigrantes e descendentes na sociedade portuguesa.
Ao longo deste Projecto foram concebidos quatro produtos Equal resultantes da experimentação de práticas e metodologias inovadoras:
1. KIT DA CIDADANIA: uma proposta para a inclusão de crianças e jovens imigrantes, descendentes de imigrantes ou originárias de outros grupos minoritários no contexto de organizações educativas (formais e não formais).
2. PONTO IMIGRANTE: um modelo de resposta que se concretiza num gabinete inserido numa empresa, constituído em parceria com o ACIDI IP e outras instituições de relevo. Este gabinete oferece um conjunto de serviços de informação, orientação e aconselhamento capazes de promover a integração social, a empregabilidade e a qualificação de imigrantes.
3. SAI DO BAIRRO: um dispositivo pedagógico elaborado a partir de um processo de intervenção junto de um grupo de crianças de origem africana residentes no Bairro do Talude. Contém um conjunto de orientações práticas para o desenvolvimento de processos grupais, onde as crianças são protagonistas, se definem nos seus próprios termos, desenvolvem sentimentos positivos relativamente às suas pertenças e contextos de vida e interagem com outros grupos de crianças.
4. VOZES QUE SE LEVANTAM PELA DIVERSIDADE: uma estratégia de mobilização de grupos com vista a fazer emergir uma atitude pró-activa na resolução dos problemas partilhados.
Estes produtos Equal serão apresentados no Seminário Final, que contará ainda com o contributo de Isabel Allegro de Magalhães sobre o papel da Utopia na construção das mudanças sociais. Haverá um espaço para debate e o encerramento estará a cargo de Ana Vale, Gestora da Iniciativa Comunitária Equal.

Programa
16h30 Acolhimento dos/das participantes e café de boas vindas.
17h00 O Projecto Vamos Utopiar
17h10 Pensar a utopia é já ter encontrado o lugar
Isabel Allegro de Magalhães (Professora Catedrática de Literatura Comparada na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; ensaísta).
17h40 Apresentação dos produtos Equal: Sai do Bairro; Kit da Cidadania; Ponto Imigrante e Vozes que se Levantam pela Diversidade
19h00 Debate
19h30 Encerramento pela Gestora da Iniciativa Comunitária Equal – Ana Vale.

Local
Graal: Rua Luciano Cordeiro, 24, 6º A, Lisboa (Carris: 6, 23, 30, 74, 790, 767; Metro: Marquês de Pombal, saída Duque de Loulé ).


Sem comentários: