6.5.09

E depois das conferências, o cinema na BMRR

Entre a próxima sexta-feira e dia 15 de Maio é possível ver cinema documental na Biblioteca-Museu República e Resistência (Espaço Cidade Universitária), na Rua Alberto Sousa, 10 A - Zona B do Rego, em Lisboa. Mas nesta quarta-feira, às 18h30, ainda há tempo para assistir a «Marginalidades e Lazeres» por Paulo Guinote e Emília Ferreira, a última conferência do ciclo «As mulheres na 1ªRepública. Percursos e imagens», organizada por Faces de Eva.Estudos sobre a mulher (CESNOVA/FCSH/UNL).

Quanto aos filmes da BMRR, eis o calendário.


8 Maio: China Blue de Micha X. Peled 87', EUA, 2005, às 18h30
Um impressionante documento sobre os efeitos secundários da globalização, vista através do árduo quotidiano de jovens trabalhadoras de uma fábrica de calças de ganga na China. As condições de trabalho que Jasmine e as suas colegas adolescentes estão sujeitas no dia-a-dia desrespeitam todas as normas laborais internacionais. O que é ainda mais agravado quando o proprietário da fábrica fecha um importante negócio com um cliente ocidental e começa a exigir horas extraordinárias às trabalhadoras para cumprir a encomenda.

11 Maio: Sisters in Law de Kim Longinotto e Florence Ayisi 106' Reino Unido, 2005 , às 18h00
Em Sisters in Law encontramos duas mulheres camaronesas que tentam levar o estabelecimento da justiça, através do exercício da lei, num contexto marcado pela tradição de abuso e de violência sobre os mais fracos. As vítimas são quase sempre mulheres e crianças. No filme, seguimos algumas dessas vítimas quando encontram quem defenda os seus direitos na pessoa destas duas advogadas e nas suas corajosas actividades nas ruas, nos tribunais e nas prisões. Este filme obteve o Grande Prémio do IDFA 2005, e o Prémio Pobreza Zero no Doc Lisboa 2006.

13 Maio - Oxalá Cresçam Pitangas, de Kiluange Liberdade e Ondjaki, 60', às 19h.

15 Maio - Pesadelo de Darwin, de Hubert Sauper, 106', às 18h.

Sem comentários: