2.7.09

Parabéns Manuela Tavares!


Nesta nossa cidade das mulheres costumo fazer homenagem às mulheres desaparecidas. Hoje quero fazer homenagem a uma mulher viva e bem viva! Manuela Tavares é uma das grandes impulsionadoras e obreiras do congresso feminista 2008, juntamente com as suas companheiras da UMAR, e hoje é o dia do seu aniversário. A semana (eu diria até 2009, pois doutorou-se este ano) tem sido em cheio para ela, pois a associação ganhou, em parceria com Faces de Eva, a primeira edição do Prémio Madalena Barbosa, com o projecto «Memória e Feminismos - Mulheres e República na cidade de Lisboa», um prémio atribuído em ex-aequo com a AMI, com o projecto «Mulheres sem abrigo na cidade de Lisboa». Mas a semana começou exactamente com o lançamento da edição em cd-rom das actas do congresso feminista 2008, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa.

Há que desenvolver a biografia de cada uma das feministas portuguesas, netas espirituais das sufragistas e republicanas do início do século XX. Pelo que me toca, é um projecto que tenho para esta cidade das mulheres :)

Parabéns Manuela! Um dia feliz para ti.

Na foto, Manuela Tavares, no Cinema S.Jorge, durante uma sessão do ciclo de cinema organizado no âmbito do congresso feminista 08.

Cristina Duarte

1 comentário:

A Lusitânia disse...

Parabéns á Manuela, sim.