6.5.10

'O fim da linha'

The End of the Line é um documentário sobre os impactos da pesca massiva. Descrevem-no como «Uma verdade inconveniente» para os oceanos, comparando-o assim ao documentário de Al Gore.
Filmado ao longo de dois anos, The End of the Line é inspirado num livro do jornalista Charles Glover, e apresenta soluções simples que se podem pôr em marcha agora. O filme conduz o público através de todo o mundo, desde o Estreito de Gibraltar às costas do Senegal e ao Alasca, até ao mercado de peixe de Tóquio, apresentando muitos protagonistas, pescadores, cientistas, políticos.
Vamos esperar que o filme aparece por cá, já que nós não só à beira mar plantados estamos, com comunidades piscatórias espalhadas pela nossa costa e ilhas, como tivémos em 1998 uma exposição universal sobre Oceanos, para além de toda uma história de séculos através deles.
Para já, ‘O fim da linha’ estreia a 10 de Maio na Austrália, com biólogos marinhos e conserveiros presentes em algumas sessões. O filme fez parte da selecção oficial dos festivais Sundance e do Hot Docs Toronto Film em 2009 e é financiado pela Save Our Marine Life (de 10 grupos australianos e internacionais de conservas) e pelo Greenpeace.

Sem comentários: