12.10.10

Fim de semana alucinante ... (II)


Chuva!!!! Próximo de mim, alguém procurava músicas relacionadas com a chuva, que caía sem dó nem piedade na sexta-feira passada. O facto de se estarem a apresentar as colecção de Primavera/Verão 2011 na 35ªmodalisboa resultava então num capricho da natureza (ideológica) inerente ao sistema da moda.
Muita gente estava a dirigir-se para o mercado da ribeira naquele final de tarde, para ver um dos criadores-valor-seguro da moda portuguesa: Luís Buchinho. As manequins entraram em passerelle empoleiradas em saltos altíssimos (o que me leva sempre a colocar um ponto de interrogação nesta escolha dos saltos altos – mera questão de empowerment? É um estudo de caso a ter em conta. Uma jornalista amiga diz-me: os saltos altos dão sensualidade e tornam a figura mais feminina; ‘pois, pois, já me tinhas dito’. Enfim, esta palavra ‘feminina’ tem muito que se lhe diga. Mas quererá ela dizer acção? A ver vamos, como dizia o cego.
Fa(c)tos à parte, Buchinho transporta uma paisagem africana para a sua colecção Verão 2011, mais visível nas paleta de cores escolhida do que nas formas, onde nos trouxe como é seu hábito um jogo de linhas gráficas e de assimetrias, efeitos de drapeado e de folhos, e de muitas texturas leves, numa linha sempre perto do corpo, entre comprimentos curto e 7/8. O criador de moda nascido em Setúbal, mas a viver no Porto há muitos anos continua de parabéns por mais esta colecção! (cont.)

Cristina L. Duarte

Sem comentários: