27.10.10

Geografia feminista

LANÇAMENTO «4 ROTEIROS FEMINISTAS NA CIDADE DE LISBOA» 28 DE OUTUBRO 19H PAÇOS DO CONCELHO SALÃO NOBRE CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA.

Com apresentação de São José Almeida (jornalista). Também presentes: Elza Pais (Secretária de Estado da Igualdade), Catarina Vaz Pinto (Vereadora da Cultura da CML), João Esteves (historiador), Zília Osório de Castro (Faces de Eva/ CESNOVA/FCSH/UNL) e Manuela Góis (UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta).

Esta obra, desenvolvida em parceria pela UMAR e pela Equipa de Investigação Faces de Eva Estudos sobre a Mulher da Universidade Nova de Lisboa, foi vencedora em ex-aequo (com a AMI) do Prémio Municipal Madalena Barbosa – 2009 e integra o projecto «Memórias e Feminismos na cidade de Lisboa». Nesta edição de «4 Roteiros Feministas» partiu-se à aventura pela cidade de Lisboa, com uma lupa especial, a fim de recuperar e tornar visível a voz e o protagonismo das mulheres nas suas trajectórias individuais e lutas colectivas, contribuindo para a construção da memória histórica dos feminismos. Os quatro itinerários propostos partem de uma abordagem às colinas de Lisboa. Na Colina da Graça situam-se os Roteiros 1 e 2; dos miradouros da Graça ou da Senhora do Monte podem-se adivinhar as Colinas das Chagas (Largo do Carmo e envolvente), Santa Catarina (Largo Camões até à Calçada do Combro) e São Roque (Bairro Alto), que os Roteiros 3 e 4 percorrem.

Sem comentários: