5.10.10

Mulheres na cidade


Viva!
Hoje às 16h, passa o documentário «A República Portuguesa» no Canal História da TV Cabo, e às 17h00 outro a não perder: «Mulheres da República».
Como lembrou a Ana, uma editora literária e amiga da cidade das mulheres, hoje é dia grande por aqui. É mesmo e as ruas estão engalanadas (claro, para quem tiver imaginação : )

o título do blogue é directamente inspirado da obra de Cristina de Pisan (1364-1430), mas este espaço só existe em virtude de todos os ensinamentos recebidos e partilhados nos estudos sobre as mulheres. As mulheres da República e as que as antecederam no século XIX e foram precursoras do feminismo português - como Antónia Gertrudes Pusich, Mariana da Fonseca Dinne, Maria José Canuto, e Maria Soares de Albergaria - dão nome às ruas desta cidade;) é uma toponímia de eleição!

Há uma maneira de conhecermos algumas destas mulheres: é assistindo este mês e em Novembro às conferências ao sábado, na Biblioteca Museu República e Resistência (Rua Alberto de Sousa, nº 10 A - Zona B do Rêgo), em Lisboa, pelas 15h00. O ciclo já foi afixado aqui, mas não é demais afixá-lo de novo: «Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1ª República».




Sem comentários: