3.4.11

Azáfama









«Terça-feira... é feira da ladra...» diz a canção (de Sérgio Godinho). É bem verdade que é só para início de conversa, mas no dia 5 há uma série de coisas interessantes a acontecer em Lisboa (o que fará no resto do país). Para a cidade das mulheres a tarde é passada na mesa redonda «Em torno de gente comum - uma história na PIDE, mulheres, memórias e resistência», às 16h00, na FCSH/UNL, no edíficio ID, Av. Berna 26.

À mesma hora, acontece na Sala Polivalente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, «The Darker Side of "We"? How Common Identity Can Improve Social Attitudes But Inhibit Social Change», uma conferência por John Dovidio (Yale University).

Depois, pelas 18 horas a editora Imagens&Letras fará o lançamento do livro Memórias de Maria Veleda, com introdução e notas de Natividade Monteiro e com apresentação de Anne Cova, na Biblioteca Museu República e Resistência (Rua Alberto de Sousa, 10A - Zona B do Rego).


Nas comemorações do Centenário da República, a publicação das “Memórias de Maria Veleda” constitui uma homenagem à sua autora, escritora brilhante e sensível, conferencista das mais insignes, republicana coerente, feminista entusiasta que, pelo seu perfil e percurso singular, marcou o movimento de emancipação feminina e a época em que viveu. As “Memórias de Maria Veleda” testemunham como ela e as companheiras participaram e influiram no rumo dos acontecimentos, ao lado dos chefes republicanos que as incentivaram a lutar pela República e as convenceram de que a causa da democracia era a causa do feminismo e que as reivindicações feministas seriam satisfeitas logo que eles chegassem ao poder. A República trouxe-lhes algumas vitó­rias e muitas desilusões mas os ideais e os valores que as nortearam permanecem vivos e constituem um património de memória histórica que é preciso valorizar e preservar.





















Há ainda «Poesia monumental», na GALERIA MONUMENTAL, pelas 19h00.

À mesma hora na Casa Fernando Pessoa Lídia Jorge dará uma conferência sobre a obra «Orlando» de Virginia Woolf.

Sem comentários: