10.4.11

A semana



Na terça-feira, dia 12 de Abril, o ciclo de cinema «Cáceres Contemporânea» apresenta pelas 18h30 no Auditório I do Instituto de Cervantes em Lisboa Un novio para Yasmina (2008), da realizadora Irene Cardona Bacas. Neste instituto há ainda na quinta-feira Diálogos poéticos ibéricos, com Basilio Sanchez e Eduardo Pitta, pelas 18h30. À mesma hora, mas na FCSH/UNL, edíficio ID, há conferência Faces de Eva, com Maria do Mar Pereira: «Dentro ou fora das fronteiras do conhecimento? o estatuto dos estudos sobre as mulheres e de género em Portugal».



Também a catorze inaugura a exposição «9» da artista coreana Koo Jeong A. no CAM da FCG, e a exposição de Manuel San Payo, «Árvore das quintas», na Galeria Monumental, pelas 19h00, em Lisboa.


Repõe dia 16 na galeria monumental (até 8 de Maio, de quarta a sábado, pelas 22h00) a obra «Frida Frida», um espectáculo/perfinst da Karnart com direcção, conceito e instalação de Luís Castro, a partir de uma ideia de Mónica Garcez.

No dia 19 de Abril, pelas 19h00, a rubrica «Abrir os cofres» da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema trata a representação do papel das mulheres no Estado Novo, projectando quatro curtas-metragens documentais: Manifestação das mulheres portuguesas a Salazar (1959), de António Veríssimo, As mulheres e o trabalho (1962), de Fernando Garcia, Aspectos da actividade da obra das mães pela educação (1965 aproximadamente ) e Raparigas de hoje: mulheres de amanhã (1970). A sessão será apresentada pela historiadora Irene Flunser Pimentel.

Neste dia 19, na Biblioteca-Museu República e Resistência, no Rego, em Lisboa, há «Manifestações de regozijo e de resistência», pelas 18h30, por Maria Lúcia de Brito Moura, com moderação de Natividade Monteiro, num ciclo de conferências comemorativo do centenário da República intitulado A lei da separação e a laicização do Estado.

Sem comentários: