17.1.08

Diálogos pós-coloniais

No próximo dia 22 realiza-se o colóquio «Para além da mágoa: novos diálogos pós-coloniais», com organização de Margarida Paredes (Centro de Estudos Africanos/ Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa), Sheila Khan (University of Manchester, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra) e Casa Fernando Pessoa, onde o encontro tem lugar a partir das 10h00.
No texto explicativo do encontro pode ler-se que «uma nova geração de escritores tem emergido na narrativa contemporânea com um discurso que procura descolonizar as mágoas, as angústias, e dores que a geração anterior trouxe de África e de Timor. Será necessário, na nossa opinião, pensar e reflectir nestas novas trajectórias de vida e identidades, com um olhar completo. Este acto de olhar, é o projecto de escritores que procuram fazer uma leitura diferente da caminhada histórica, cultural e subjectiva do nosso passado colonial, de um modo criativo, lúcido, e equilibrado. É a língua das águas subterrâneas que enriquecem este mal-estar pós-colonial, por vezes, pejado de sentimentos de perda e de exílio. Acolher e escutar estes novos olhares, estas novas visões em interacção com África e Timor, permite-nos dirigir e mesurar o diálogo que propomos, neste encontro, para além da mágoa» .
Algumas das questões que ali serão debatidas são as seguintes: O que é a literatura pós-colonial de língua portuguesa? Como é pensada e sentida a história colonial portuguesa pelos novos escritores? Uma literatura de luto, ou uma produção de novos sentidos e novos diálogos numa era pós-descolonização? Será possível falar-se sem receios de uma literatura e de pós-colonialismo luso-afro-brasileiro?
Após a apresentação deste encontro pelo anfitrião da Casa, Francisco José Viegas, e por Sheila Khan, o tema em análie intitula-se «Das narrativas do não-sofrimento, dos novos sentidos sobre a literatura pós-colonial de língua portuguesa», numa mesa orientada por Livia Apa (Universidade de Nápoles "L'Orientale" e Universidade de Roma "La Sapienza"), com a participação de Paulo Bandeira Faria, Joaquim Arena e Luís Cardoso. A partir das 14h00, a mesa orientada pela professora universitária e estudiosa de literaturas africanas Inocência Mata é subordinada ao tema «Dos diálogos, e de uma literatura luso-afro-brasileira pós-colonial», contando com a presença de Eduardo Agualusa, Margarida Paredes, Miguel Gullander e da poetisa Ana Paula Tavares.

1 comentário:

Eurídice Monteiro disse...

Posso entrar?

Ainda não sei se estarei no Colóquio, mas gostaria muito de assistir ao debate!…

Saudações de Coimbra

Eury