9.1.08

Simone

A feminista Simone de Beauvoir nasceu há 100 anos, a 9 de Janeiro de 1908. Por isso, este mês, o Magazine Littéraire dedicou-lhe a capa e uma larga parte da sua edição nº471, um dossier bem recheado de entrevistas - com Danièle Sallenave, e com Élisabeth Badinter - incluindo extractos de Cahiers de Jeunesse, escritos por Simone de Beauvoir quando tinha 19 e 21 anos, inéditos até ao presente e que serão editados em Março pela Gallimard. Com cerca de 38 páginas dedicadas a esta mulher apaixonada pela liberdade, escritora e filósofa, a revista publica vários textos (para além de uma cronologia biográfica, e uma bibliografia) entre os quais se destacam «La naissance du Castor ou la construction de soi» por Sylvie Le Bon de Beauvoir (filha adoptiva), «Sartre et Beauvoir: le dialogue infini» de Bernard Fauconnier, «Les combats pour les femmes» de Benoît Groult, «L'existencialisme réinventé» de Éric Deschavanne e «Aux risques de la liberté» de Julia Kristeva, uma das intelectuais que tiveram a iniciativa do Colóquio Internacional de Paris/ Centenário do Nascimento de Simone de Beauvoir a decorrer a partir de hoje e até dia 11, no Réfectoire des Cordeliers, 15 rue de l'École-de-Medicine, em Paris. Todas as intervenções no quadro da conferência - que visa discutir as múltiplas facetas da obra de Beauvoir - estão repartidas segundo três temas: «Escrever o íntimo», «Beauvoir romancista», e «Beauvoir filósofa». Simone morreu em Paris a 14 de Abril de 1986.

2 comentários:

Azul disse...

Olá Cristina. Que magnífica sugestão e dica a tua, para a revista deste mês. Simone será talvez a mulher que eu gostaria de ser, se não fosse eu mesma! Vaidade minha bem sei. Divagação identitária. Vou ler e guardar. beijos para ti.

.S. Talvez nos vejamos no colóquio da casa fernando pessoa no dia 22. Conto ir. E já agora, deixo-te duas moradas minhas, de blogues, para leres e descontraires.

www.cemtruquescarmim.blogspot.com
www.cemtruques.blogspot.com

beijinhos da Azul (a maria do céu corado da pos graduação)

Stella disse...

Nossa, Cristina, eu não acredito que este post esta à minha frente! Simone de Beauvoir é a mulher que abriu minha mente através de sua escrita. Falou à minha cabeça e ao meu coração e me mostrou que era possível ser mais do que uma mulherzinha.
Uma salva de palmas a esta pessoa incrível, a este ser humano notável, a esta mulher à frente de qualquer tempo!