12.10.07

ModaLisboa | Estoril - colecção de vidro


Luís Buchinho chamou «Coração de vidro/Heart of glass» à sua colecção Primavera/Verão 2008, apresentada ontem na ModaLisboaEstoril, na Cidadela de Cascais. Uma nova fortaleza para a moda nacional de autor recebeu convidados, criadores e toda a classe profissional que o sector envolve - maquilhadores, cabeleireiros, aderecistas, etc. Caderno de notas nas mãos, primeira fila, ambiente descontraído - A Cidade das Mulheres gostou do ambiente que se vivia no primeiro dia de desfiles dentro da Cidadela, com muitos jovens, algumas personalidades da música, do cinema, do teatro e da vida social. Sob o signo de Luís Buchinho (n.Setúbal, 1969), a passerelle encheu-se de mulheres vestidas de branco. Muitos calções, em malha de algodão, fluídos, gancho descidíssimo.
Mais notas: sapatos de salto alto, demasiado alto. Plissados em saias, sobrepostas, com efeitos de apanhados na de cima. Drapeados vários. Aplicação de materiais em saias, lateralmente, sobre bolsos, como se de vidros partidos se tratassem. Ao criador de moda, interessou-lhe explorar a imagem de um vidro estilhaçado, e a sua transformação numa peça agressiva quando quebrada.
E ainda outras notas: o vestido-calção, a cor única (roxo), as transparências em ligação ou sobreposição a blusas, ou vestidos, a silhueta mini, as cores, duas ou três em conjugação perfeita (como na fotografia de Rita Carmo, acima), os efeitos pictóricos, Sonia Delaunay on my mind?

Sem comentários: