15.10.07

Praça forte da moda


Miss Soares esteve no dia 12 na ModaLisboa Estoril, viu as colecções Primavera/ Verão 2008 de Dino Alves e Alexandra Moura. Seguem-se as suas impressões registadas na Cidadela de Cascais para A Cidade das Mulheres.


A Alexandra Moura não surpreendeu mas agradou, com peças simples e materiais confortáveis para utilizar no dia a dia. Já o Dino Alves.....fez pensar! Depois de ver o seu desfile, a primeira coisa que me lembrei foi dum slogan muito conhecido que o Fernando Pessoa fez certa vez para a coca-cola, quando trabalhava em publicidade, que define bem o que senti ao ver o desfile : «Primeiro estranha-se, depois entranha-se».
Comecei por ver peças que achei estarem deslocadas no tempo. Parecia que tinha voltado aos anos 80 (cortes, materiais), e ao fim de algum tempo senti empatia e identifiquei-me com o desfile. Existe uma nítida evolução na apresentação das peças ao longo do tempo, que é representada em cada peça que surge. Foi uma sensação estranha mas que no fim trazia conforto e satisfação. É uma abordagem descontraida e divertida que termina com o próprio Dino Alves vestido de robot a ser comandado por um miúdo. Foi interessante porque normalmente os criadores não se expõem desse modo. É preciso ter coragem. Outra coisa que achei interessante foi o modo como atribuiu novas funções aos objectos, como, por exemplo, aos bonés de pala, com aplicações de franjas transformados em ombros de vestidos .
Gostei muito. Foi uma agradável surpresa, construiu uma história e deliciou a audiência sem mostrar apenas a pretensão de vender.

Sem comentários: