13.4.09

«De mulher para mulher»

As candidaturas para este programa de mentoria, com vista ao fomento da participação cívica e política das jovens, decorrem até 17 de Abril. Consciente da sub-representação da participação das mulheres nos processos e posições de tomada de decisão, a Rede de Jovens para a Igualdade está a lançar a segunda edição do projecto “de Mulher para Mulher” : dMpM2 .
Com uma duração de 18 meses e assumindo como prioridade a participação cívica e política das jovens mulheres, procurando motivá-las a envolverem-se na vida pública, e apoiando as jovens que desejam aceder a postos de responsabilidade, assim contribuindo para o aumento da proporção de mulheres activas na política, nas associações e organizações não governamentais, entre outros espaços de participação, esta edição tem por objectivos:
- Consciencializar as jovens mulheres quanto às questões da igualdade entre mulheres e homens no contexto nacional, europeu e internacional;
- Aumentar a participação das jovens mulheres nos processos e posições de tomada de decisão;
- Desenvolver as competências das jovens mulheres;
- Contribuir para a criação e fortalecimento de redes de apoio para as jovens mulheres;
- Sensibilizar os rapazes e os homens para a importância das questões da igualdade de género, nomeadamente as que se referem à reconciliação entre responsabilidades familiares, profissionais, e pessoais/cívicas.
- No cerne do dMpM2 está a mentoria. A mentoria pode ser definida como uma estratégia destinada a promover os recursos das gerações mais jovens, através da relação entre uma pessoa experiente - a mentora -, que deseja motivar, inspirar e transmitir o seu saber-fazer, e uma pessoa mais jovem - a mentorada -, que deseja aumentar o seu potencial.
- As mentoradas poderão ser jovens oriundas do movimento associativo juvenil (uma vez que se pretende potenciar o mainstreaming de género enquanto área de intervenção específica) ou jovens sem qualquer experiência de participação a este nível (com vista a fomentar processos de cidadania activa e participação democrática). Numa altura em que se faz o balanço do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, e cientes de que as barreiras que as mulheres encontram no pleno acesso à participação cívica e política são potenciadas por outros eixos de discriminação, tais como a origem étnica ou cultural, é também nosso objectivo privilegiar nesta segunda edição o envolvimento de jovens oriundas de diferentes etnias e culturas.
As mentoras deste projecto serão mulheres voluntárias que estão numa posição de dirigente - na Assembleia da República, no Parlamento Europeu, em associações, partidos, sindicatos, serviços da administração e organizações não governamentais -, que dispõem de experiência acumulada, de influência e de contactos diversificados que poderão transmitir à jovem.
Estão a decorrer as inscrições para jovens mentoradas, jovens mulheres que manifestem interesse e possuam o seguinte perfil:
- Idade compreendida entre os 16 e os 25 anos;
- Interesse pela participação cívica e política, pretendendo desenvolver as suas competências de intervenção nestes domínios;
- Estarem inseridas no movimento associativo, mas poderão também ser jovens sem qualquer experiência de participação a este nível;
- Disponibilidade para participar nas várias actividades programadas no âmbito do dMpM2, que decorrerão entre Abril de 2009 e Setembro de 2010
Para cumprir os objectivos propostos, é fundamental que as jovens participantes se comprometam com o projecto. No entanto, as associações que quiserem integrar jovens mulheres neste projecto terão que criar, dentro da organização, as condições para que a jovem desenvolva as actividades previstas.

Sem comentários: