22.4.09

Zambrano ou a passagem do tempo


Maria Zambrano nasceu a 22 de Abril de 1904, em Málaga. A filósofa espanhola passou por Nova Iorque, México, Havana, e Paris, onde viveu entre 1946-49, regressando depois a Havana. Em 1953 voltou à Europa, vivendo em Roma até 1964. No ano seguinte publicou «Claros do Bosque», onde reflectiu sobre educação e feminismo. A agenda feminista 2009 (coord. Luísa Boléo, ed.Umar) dedica-lhe uma entrada neste dia de quarta-feira, em jeito de homenagem.
O primeiro lançamento português de Maria Zambrano deu-se em 1993, com a «Metáfora do Coração», editado pela Assírio & Alvim (em cima, na foto, Maria Zambrano com 14 anos, em Segovia).
No final de 2007 o grupo Faces de Eva.Estudos sobre a Mulher (integrado já na unidade de investigação Socinova, da FCSH/UNL) dedicou-lhe um encontro, «Reflexões em torno de Maria Zambrano», cujas comunicações foram publicadas há sensivelmente uma ano, a 30 de Abril, com lançament0 na Casa Fernando Pessoa, e edição da CML. O volume (capa, em baixo) reúne textos de Zília Osório de Castro, Teresa Santos, Jesús Moreno Sanz, Maria João Cantinho, Maria João Branco, António Cabrita, Maria João Neves, Maria João Cabrita, Fernanda Henriques, José Augusto Mourão, Carmen Revilla Guzmán e Isabel Baltazar.

La acción de preguntar, supone la aparición de la consciencia


Sem comentários: